sábado, 29 de março de 2014

POLÍTICA - "Dilma vai levar em primeiro turno".

Cesar Maia: Dilma vai levar em primeiro turno

"Ex-prefeito do Rio diz que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), principais nomes da oposição, só dialogam com as elites, nunca foram vistos em uma favela e criticam pouco o governo federal; para ele, o PSDB tinha de ter coragem de fazer uma pesquisa para saber como anda a impopularidade do ex-presidente Fernando Henrique, “saber ele dá voto ou tira”; Maia ataca também o que chama de “antirrede social”: a estratégia tucana de contratar 9 mil militantes virtuais para a campanha na internet

Brasil 247

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia acionou sua metralhadora na direção das candidaturas postas contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do portal Uol (
aqui a íntegra), os erros da oposição vão levar Dilma à vitória já no primeiro turno nas eleições deste ano. Maia atira que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) só dialogam com as elites, nunca foram vistos em uma favela. “O PSDB está patinando ali naquela centro-elite brasileira, do Sudeste –a sudestina", diz.
Estrategista político e estudioso das novas mídias, Maia questiona os efeitos da grande presença  do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao lado de Aécio. Segundo ele, o partido tinha de ter a coragem de fazer uma pesquisa para aferir como anda a popularidade do presidente junto aos pobres: “Tem de saber se ele dá voto ou se tira.”

Maia questiona ainda a estratégia aecista para a internet, segundo ele inócua. “O que que traz o site? O que o blog do PSDB agrega? Eu recebo mensagens. Estou no cadastro deles. Eu me mobilizaria em função daquelas informações que eu recebo? Zero, nada".

Sem papas na língua, sua marca, critica ainda a estratégia tucana de contratar 9.000 militantes digitais, como revelou a coluna "Painel", da Folha. Para ele, a iniciativa é de antirrede social. “Essa forçação de agências, de marketing de guerrilha e internet, é um fracasso completo".

Mais diz ainda que o desencanto do brasileiro com a política vai prejudicar a oposição. "Há uma probabilidade de o 'não voto' crescer nesta eleição. Chamo de 'não voto' o seguinte: abstenção, branco, nulo, não sabe, não respondeu.

Há uma probabilidade de esse não voto se aproximar de 40%. Quem perde? A Dilma não perde – tem o voto do Nordeste, do interior, que tem uma máquina grande. Isso pode gerar um primeiro turno. Se essa massa de 'não voto' crescer, ela pode ganhar no primeiro turno com 40%", especula."

Nenhum comentário: