quarta-feira, 26 de março de 2014

POLÍTICA - Quem te viu, quem te vê.

O discurso de Serra contra o golpe na Rádio Nacional



Da EBC


 

Leandro Melito
 

Brasília - Em transmissão ao vivo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro na madrugada do dia 1º de abril de 1964, o então presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), José Serra, fez uma convocação para a resistência ao Golpe já em curso naquele momento.

"Que nós partamos nesse instante para uma ofensiva e não fiquemos na defensiva porque a defensiva será a vitória de fato dessas forças reacionárias que hoje investem contra o povo brasileiro", disse o então estudante que cursava o último ano da Escola Politécnica da USP e havia sido eleito para a presidência da UNE no ano anterior.



Em sua fala, Serra defendeu as reformas de base, apresentadas por João Goulart no comício da Central do Brasil no dia 13 de março de 1964. "O que se fez no comício do dia 13 foi a assinatura de decretos populares, que representavam um passo decisivo no monopólio estatal do petróleo, um passo decisivo no sentido de se trazerem mais divisas para o país, de menos divisas saírem para fora, de menos ser o povo brasileiro espoliado. É isto o que se assinou no comício do dia 13. O que se assinou foi um decreto que possibilita a desapropriação das terras nas margens das rodovias, evitando a especulação latifundiária. O que se assinou foi um decreto que regulamenta os alugueis, pondo fim à exploração que se faz com os imóveis no Brasil"


Ao término de sua intervenção na Rádio, o então estudante Serra lê a nota da UNE, que havia se reunido no dia 31 e elaborado o texto que convocava os estudantes de todo o país para a greve geral.

Ouça o áudio: 

"A União Nacional dos Estudantes decreta a preparação da greve estudantil nacional em defesa do nosso povo e de nosso país. No momento em que redigimos essa nota, já está em prática o golpe desesperado da reação através do eixo dos governadores fascistas", diz a nota. "Todos os estados, através das suas uniões estaduais já preparam a deflagração da greve geral que visa impedir o golpe da direita fascista no Brasil, que visa manter a integral liberdade da palavra, liberdade de manifestação, manter as liberdades democráticas, estudantis e sindicais através do país inteiro", concluiu Serra.

Nenhum comentário: