Falta de água em SP não cola em Alckmin, mas respinga em Aécio


Jornal GGN - É destaque no Painel da Folha desta quarta-feira (22) que a crise de abastecimento de água em São Paulo, em função do colapso do Sistema Cantareira, já respinga na campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência.
A campanha da presidente Dilma Rousseff explora o assunto no segundo turno e parece conseguir resultados. Segundo o último Datafolha, ela cresce na região Sudeste na semana em que a falta de água latente foi mais divulgada pela grande mídia, com exposição negativa para a Sabesp e críticas duras da ANA.
A crise não foi suficiente para impedir a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado, mas pode render mais votos à presidente petista.
Campanha de Aécio culpa a falta d’água em SP pela alta de Dilma
Do Painel da Folha
Torneira fechada A cúpula da campanha de Aécio Neves culpa a falta d’água em São Paulo pela recuperação de Dilma Rousseff na reta final da eleição. A crise, explorada pela propaganda petista, seria o principal motivo da redução da vantagem do tucano no Sudeste. Os aecistas temem que o problema no abastecimento continue a drenar votos até domingo. O governador Geraldo Alckmin se reelegeu no primeiro turno, quando a situação ainda não afetava as famílias paulistas na proporção atual.
Feito de Teflon Aecistas acham que a imagem pessoal de Alckmin contribuiu para blindá-lo. “Ele está no governo há anos e tem uma respeitabilidade com os paulistas que Aécio ainda não conquistou”, arrisca o ex-governador Alberto Goldman (PSDB).
Novos tempos Até o agravamento da crise hídrica, o núcleo próximo ao presidenciável era só elogios ao empenho do governador paulista na campanha do mineiro.
Cabeça quente O clima no tucanato é de revolta com o uso da falta d’água na propaganda do PT. “Dilma merece a medalha da sacanagem. Fazendo o que faz, vai perder a legitimidade se for reeleita”, esbraveja Goldman.
Guerra de lama O presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, também entrou na mira após dizer que a Sabesp terá que buscar água no lodo. “De lodo ele entende. Foi ele que levou o PT de Campinas para o ralo”, ataca o deputado estadual Cauê Macris (PSDB).
Surfando a onda Os petistas festejam. “Aécio disse que a população voltou a fazer filas nos supermercados por causa da inflação. Em São Paulo, o que o povo precisa estocar é água”, diz o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).