domingo, 12 de fevereiro de 2012

GRÉCIA - Polícia grega quer prisão dos credores.

Polícia grega quer a prisão de credores do país


Por Assis Ribeiro

Associação da Polícia grega exige detenção de credores

Da EFE

Representantes do FMI, Comissão Europeia e BCE são acusados de extorsão e interferência em processos legais do Estado

Uma importante associação da Polícia grega exigiu nesta sexta-feira que sejam emitidas ordens de detenção contra os representantes da troika pelas acusações de extorsão e outros delitos contra a soberania nacional. O pedido é da Federação Pan-helênica de Oficiais de Polícia (POASY), em carta que fez referência aos três representantes da chamada troika na Grécia: Poul Thomsen, do Fundo Monetário Internacional (FMI); Servaz Deruz, da Comissão Europeia e Klaus Mazuch, do Banco Central Europeu (BCE).

/>
"Ficam avisados que, como representantes legítimos da Polícia Grega, pedimos que sejam emitidas ordens de prisão contra os senhores por uma grande quantidade de delitos contemplados pela legislação e de acordo com o Código Penal grego", afirma a carta. Concretamente, os policiais acusam os representantes da troika de "extorsão", "promoção encoberta da eliminação ou redução de políticas democráticas e da soberania nacional" e "interferência em processos legais essenciais" do Estado.

O comunicado explica que esta decisão foi adotada em um conselho geral ampliado da POASY e reflete a saturação dos oficiais de Polícia sobre as pressões internacionais para implantar políticas de austeridade. A POASY pede "políticas programáticas que guardem os interesses dos trabalhadores" e que o interesse dos "agiotas" "não seja posto acima das necessidades básicas do povo".

Além disso, a associação deixa claro que "sob nenhuma circunstância" os policiais aceitarão ser utilizados contra o povo grego. "Não aceitaremos que nos coloquem para matar nossos irmãos", afirma a carta. Um porta-voz da Polícia grega consultado pela Agência Efe se negou a avaliar o comunicado, mas reconheceu que tem consciência dele e que a POASY conta com "bastante influência" no corpo.

Nenhum comentário: