terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SAÚDE - Como fazer um chá de folhas de graviola

Carlinhos Medeiros

Vou ensinar como desidratar e preparar o chá da folha da graviola.

Outro dia recebi um email de um médico amigo meu, anestesista e professor de português, contendo um artigo de um médico naturalista falando sobre os vários benefícios do chá da folha da graviola, inclusive como um potente inibidor de células cancerígenas, entre mil e outras coisas.

Depois eu estive nas buscas do Google (sou viciado em buscas do Google) para ver quantos links apontavam para o título do artigo, e descobri que já são 6.410 links, a maioria com a mesma história, postado em vários blogues e fóruns, promovendo um grande debate sobre o assunto.

Uns dizem que tudo não passa de um spam de alguém interessado em vender o extrato da erva, outros dão testemunhos de cura, por fim, encetada à pendenga, ninguém ensinou como fazer o bendito chá.

Eu parto da seguinte primícia, de que todos os remédios alopáticos da medicina ocidental são desenvolvidos à base de elementos naturais extraídos, em sua maioria, dos nossos conhecidos vegetais.

Outra coisa que não devemos esquecer, e aí vamos tocar num assunto muito perigoso e delicado, são os cartéis das indústrias químicas e farmacêuticas que não estão nenhum pouco interessadas em descobertas que possam ameaçar os lucros estratosféricos que as mazelas do mundo lhes auferem diariamente.

Em todo caso, ante de ensinar como processar as folhas para fazer o chá, vou deixar um vídeo aqui com uma matéria exibida no Globo Repórter, com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com a erva, e um artigo acadêmico aqui, que tira todas as dúvidas sobre a planta.

Para desidratar as folhas da graviola, em qualquer quantidade, faça o seguinte:
Colha as folhas mais tenras e deixe-as ao sol, de preferência na parte da manhã, entre 9 e10 horas, com o cuidado de não deixá-las queimar.

Quando estiverem enrolando, tire-as do sol, coloque-as em uma travessa de alumínio e leve-as ao forno previamente aquecido, por cinco minutos.

Vale lembrar que antes de tudo você deverá deixar o forno ligado durante 5 minutos em fogo alto, e na hora de colocar as folhas deverá baixar a chave para fogo brando.

Cinco minutinhos depois, verifique com a ponta de um garfo se estão desidratadas, estalando. Apague o fogo e deixe-as descansar no calor.

Após esfriar, pegue as folhas e triture-as com as mãos, depois acondicione em uma vasilha de vidro.

Preparação do chá: Ponha um litro de água para ferver, quando levantar fervura, apague o fogo e despeje uma colher das de sopa rasa de folha e deixe em infusão até esfriar.

Você poderá utilizar as folhas verdes, recém colhidas também. Ponha um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola. Depois de levantar fervura deixe-as cozer por cinco minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e tome em pequenas porções, tipo meia xícara três vezes ao dia.

Espero ter ajudado a um monte de gente que ficou sem resposta sobre como fazer o chá da folha da graviola, e quebrado as indústrias farmacêuticas e as boticas oportunistas, pois graviola nasce até em monturos aqui do nordeste.

Abraços
Fonte:Bodega Cultural

Nenhum comentário: