Com relação a matéria do jornalista Beto Almeida (Lula, bem vindo ao jornalismo!)
achamos interessante postar o comentário do Márcio Costa, à quem deixamos nosso agradecimento.
Carlos Dória
"Muito bom este post com excelente análise do tema.
Gostaria somente de contribuir com um argumento, que considero óbvia, e que vejo poucos utilizando para se justificar a necessidade imperativa de uma Mídia Pública:
- o povo tem o direito, e os governos tem o dever de prestar contas de suas ações nos cargos e responsabilidades para que foram eleitos.
Portanto, é lógico que os governos precisam de órgãos para divulgar suas ações e justificar as mesmas, divulgar resultados, responder às
dúvidas, enfim prestarem contas.
Não podem ficar na mâo de órgãos privados que tem seu própios interesses econômicos, na mão de meia dúzia de famílias que dominam a Mídia privada.
Que funcionem sim como contra-ponto e com toda liberdade para se fazer funcionar a crítica construtiva que a democracia necessita.
Somente o temor de perderem as verbas públicas de publicidade podem justificar este medo da mídia pública, ou não? Também estes órgãos perderiam poder político, de influenciar e manipular e as consquentes vantagens econômicas.
Faça-se uma lei que garanta aos órgãos parte destas verbas através de critérios técnicos e não políticos para que não quebrem.
Mas não podemos deixar de fazer com que a democracia avance.
Não é por acaso que a Mídia é chamada de quarto poder.
Com a elite conservadora dominando tres destes quatro poderes: Legislativo, Judiciário e Mídia, somente um fenômeno político e de comununicação igual a Lula consegue vencer esta troica perversa.
Mas não teremos sempre um Lula para equilibrar o jogo do poder um pouco para o lado dos os mais pobres.
Portanto, mudanças na comunicação das massas e as boas idéias sugeridas pelo brilhante autor deste texto são pertinentes e urgentes.
Parabéns e continuemos na luta!"
Um comentário:
Carlos Dória,
eu é que agradeço a postagem do meu comentário como colaboração à discussão do tema. Peço somente desculpas por alguns erros de concordância e pontuação no mesmo, pois naquele momento estava sob pressão do tempo.
Continue com este blog combativo, de temas diversos e posts de qualidade.Estaremos sempre visitando-o diariamente.
Gostaria de sugerir um tema para apreciação deste blog, resumindo-o em três discussões importantes:
- a barrigada da grande Mídia no caso da menina Paula, na Suíça, levando o governo brasileiro a erro.
- a barrigada de alguns blogs de esquerda que, apesar das evidências claras em contrário, insistiram na tese do ataque xenófobico, vendo conspiração de direita em tudo, em todos e a toda hora.
- o aprendizado para a blogosfera independente com este caso, já que se mostrou vulnerável a críticas de radicalismo, neurose de perseguição e consequente perda de credibilidade, já que pelo menos o vulgo PIG soube voltar atrás na hora certa.
Um abraço
Postar um comentário