sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FAVELAS - Dona Marta, a primeira favela wi-fi do continente.

RIO - O Morro Dona Marta tornou-se nesta quinta-feira a primeira favela da América Latina em que seus dez mil moradores poderão ter acesso gratuito à internet banda larga sem fio (wi-fi). Foram concluídos os testes das 16 antenas instaladas pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, dentro do projeto de inclusão digital do governo do estado. O serviço, no entanto, só deverá ser inaugurado no início de março, após o carnaval. Antes disto, técnicos instalarão senhas e conteúdo informativo e limitarão acessos para evitar o uso indevido do sinal gratuito, como prática de pedofilia na rede.

- Esse é um projeto muito importante de inclusão social, pois os moradores terão acesso a cursos profissionalizantes a distância, programas de atendimento ao idoso e de saúde básica, além de serviços online - explicou o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Alexandre Cardoso.

Juntamente com a inauguração, a secretaria realizará um workshop de 90 dias para ensinar os moradores a usar a internet e acessar serviços como os do INSS e da Justiça. Segundo o secretário, eles ganharão endereços eletrônicos e senhas para poder acessar serviços e enviar emails.
Fonte:FNDC

Nenhum comentário: