terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

INTERNET - Acesso à Internet muda hábitos da cidade

Maria Eduarda

A falta de provedores comerciais de acesso à internet foi o estopim para a criação do projeto de Cidade Digital de Duas Barras, cidade fluminense de 11 mil habitantes, localizada na região serrana, perto de Nova Friburgo. "O que motivou a prefeitura foi constatar a necessidade de colocar a população em contato com o mudo virtual, pois não havia nenhum serviço de internet na cidade, nem mesmo uma empresa para vender tal serviço", relembra a Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Camila Ponce, que coordena a iniciativa, criada em maio de 2006 e que fornece inclusive internet gratuita para a casa dos cidadãos.

Atualmente, Duas Barras tem todo seu centro urbano com internet, conectando assim todas as secretarias municipais, a Guarda Municipal e o posto do INSS. A totalidade de escolas e unidades de saúde localizadas no centro urbano também está conectada. Isso significa um posto de saúde, um hospital e dois colégios com acesso à internet. A cidade tem também um telecentro municipal com dez computadores, funcionando de 9h às 19h em local próprio. Para conectar esses locais, o sinal chega via Wi-Fi, distribuído por meio de duas torres e quatro rádios.

Mas o carro-chefe do projeto é levar gratuitamente internet aos domicílios, uma das principais motivações na cidade que não tinha serviço profissional de internet. Os moradores de todos os bairros localizados no centro urbano podem requerer o sinal, bastando fazer um cadastro na prefeitura e ter computadores dotados de placas wireless ou antenas específicas. Recebem internet em casa cerca de 600 pessoas, em um universo de 5 mil habitantes da zona urbana.

"A mudança na cidade foi enorme. Para se ter uma idéia, antes da implantação do projeto apenas 40 pessoas aproximadamente possuíam internet discada. Hoje são quase 600 usuários ligados à internet. É raro encontrar alguém que não tenha e-mail, Orkut [site de relacionamentos], essas coisas", relata Camila. "As pessoas passaram a ser mais informadas e estão por dentro de tudo que acontece no mundo — e isso já é uma mudança e tanto", avalia a secretária.

Os próximos passos do projeto de Duas Barras tratarão de implementar serviços de e-gov. Segundo Camila Ponce, ainda estão sendo estudadas as possibilidades de serviços, mas a tendência é de que sejam implantados serviços nas áreas de saúde e assistência social, como marcação de consultas médicas, além de segunda via de IPTU, certidões e a disponibilização da prestação de contas do município. Não há ainda previsão de quando isto será concretizado.
Fonte:FNDC

Nenhum comentário: