terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FUTEBOL - Troca de técnico do Barcelona.

Barça anuncia ex-jogadores como possíveis substitutos de Guardiola


Eliano Jorge


Campeão de 13 das 16 competições em que comandou o Barcelona desde 2008, o treinador Pep Guardiola ainda não acertou sua renovação de contrato com o clube. Diante das incertezas sobre sua continuidade, o assessor esportivo da presidência, Carlos Rexach, comentou os requisitos para o cargo e citou até nomes de candidatos à vaga, todos de ex-atletas do time catalão.

- O substituto de Guardiola tem que ser da casa ou, pelo menos, conhecê-la. Uma pessoa que seja daqui ou que entenda o futebol do Barça - afirmou Rexach à Com Radio, em declaração reproduzida pelo site do diário Marca nesta segunda-feira (20).

Apontado pelo jornal espanhol como "um dos homens mais influentes e próximos do presidente" Sandro Rossell, Rexach tem ainda as credenciais de ex-atacante e ex-treinador azul-grená. Também foi o principal responsável por bancar a permanência de Lionel Messi na chegada do craque argentino, ainda criança, para fazer testes na Catalunha.

- Quando Pep se for, que espero que seja dentro de três anos, Óscar García Junyent ou Iván de La Peña podem estar preparados. Também Koeman, Laudrup ou Ernesto Valverde têm possibilidades de treinar o Barcelona - revelou Rexach.

O dinamarquês Michael Laudrup, de 47 anos, jogou no meio-campo barcelonista entre as décadas de 1980 e 1990. Seu contemporâneo, o ex-atacante Valverde, de 48, atualmente treina o grego Olympiacos. O ex-zagueiro holandês Ronald Koeman, da mesma idade, marcou o gol do primeiro título europeu dos catalães, em 1992. Hoje, comanda o Feyenoord, no seu país.

De la Peña, 35, que brilhou ao lado de Guardiola nos anos 90, é auxiliar-técnico de outro ex-colega de Barça, Luis Enrique, no Roma. Óscar García, 38, daquela geração, trabalha nas categorias amadoras do mais badalado clube do futebol atual.

O dono do cargo

Atual campeão europeu e mundial, Guardiola, de 41 anos, também acumula prêmios individuais, com destaque ao troféu de melhor técnico do planeta, oferecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Ex-volante formado no Barça, ele iniciou a carreira de treinador nas divisões de base do próprio clube e assumiu o time profissional na temporada seguinte.

Além de vencedor, ele ganhou reconhecimento pelo estilo ofensivo e por priorizar pratas da casa, que são práticas valorizadas na história do Barcelona
Fonte: Terra Magazine

Nenhum comentário: