terça-feira, 25 de novembro de 2008

CÃES - Dicas de como manter seu cão entretido.

Você sabia que, impedir que seu cão fique entediado pode evitar vários problemas comportamentais, como compulsão, ansiedade e até a mania de destruir coisas? Isso mesmo! Manter seu cachorro ocupado é bem mais saudável do que simplesmente impedi-lo de fazer as coisas que ele quer, ou simplesmente deixá-lo largado o tempo todo…

Conheça agora algumas dicas que podem te ajudar a entreter seu cão!

Com você e sem você…

Quando falamos em entreter o cachorro, a primeira coisa que vem à cabeça são aquelas atividades que precisam presença do dono, como brincar de cabo-de-guerra, buscar a bolinha ou levá-lo para passear. Estes momentos, com certeza, são muito importantes tanto para o animal, quanto para você!

Mas quem disse que não é possível entreter o cachorro mesmo quando o proprietário não está por perto ou não pode dar aquela super atenção?

Você vai descobrir a seguir como fazer isso!

InvestigaCão

Se você tem um cão guloso em casa, este primeiro truque é infalível!!! Esconda alguns petiscos pelos cômodos da casa ou no jardim. Isso vai estimular o cão a procurá-los quando estiver sem nada para fazer. Ele ficará bem entretido durante o tempo que estiver investigando os ambientes atrás das guloseimas.

No começo, deixe os petiscos em lugares fáceis de encontrar e, aos poucos, vá colocando em locais mais difíceis. Mas, atenção: se você não curte que o cachorro entre em determinado cômodo ou passeie por algum espaço da casa, evite esconder as guloseimas por lá, pois isso o instigará a entrar no local proibido!

Na boquinha da garrafa…

Para um outro truque muito bacana você pode utilizar uma garrafa pet. Na garrafa vazia, faça alguns furos nas laterais e coloque dentro alguns petiscos ou grãos da própria ração que o cachorro já está acostumado a comer.
O intuito é estimular o cão a criar várias maneiras de tirar as guloseimas pelos furos. No início, faça furos um pouco maiores, para o cachorro não desistir logo de cara… Com o passar do tempo, dificulte tornando os furos menores. É uma maneira bem mais divertida de alimentar o cão, do que simplesmente deixar a ração dele na vasilha!

“Ossos” do ofício

O bom e velho osso também é sempre uma boa pedida! Os ossinhos e outros brinquedos mastigáveis, próprios para cães, representam um desafio muito saudável para os cachorros, já que muitos não perdem a chance de mastigar tudo que encontram pela frente!

Se o seu cão é desse tipo, outra dica legal é embrulhar alguns pedacinhos de petiscos em folhas de cartolina ou de papel e deixar o próprio cachorro rasgar a embalagem. Eles adoram fazer essa farra!!!
Importantíssimo: toda essa bagunça é uma boa maneira de o cão extravasar, mas é preciso atenção redobrada! Se o seu cachorro for daqueles que engole tudo, dê a ele apenas objetos que sejam digeríveis, para evitar que ele se engasgue ou, caso engula, cause algum problema estomacal!

Na dúvida, consulte sempre um veterinário de sua confiança para a indicação dos brinquedos mais adequados!

Deixa rolar…

E, além de todas essas atividades, o seu cão também pode criar o próprio jeito dele de se divertir! O ruim é que, nem sempre os donos conseguem identificar que o cão está fazendo tal coisa pra relaxar e acabam até mesmo impedindo o animal de extravasar sua ansiedade. Por isso, é essencial que você perceba quando seu cachorro faz esse tipo de atividade e tente não reprimir estes comportamentos, pois é um momento muito importante para ele.

Os cães que vivem mastigando aquela bolinha favorita, por exemplo. Certamente, aquele objeto especial funciona como uma válvula de escape para o cachorro aliviar a sua ansiedade. Separar o cão do objeto não é uma boa!

Outro exemplo são os cães que correm de um lado pro outro, e que geralmente agem assim porque estão ansiosos e precisam extravasar. Ao invés de repreender o cachorro ou impedi-lo de correr, tente adequar o ambiente para que ele possa fazer o seu “cooper” tranquilamente. E respeite sempre as necessidades do seu cão! Ele também precisa e merece se divertir, e fugir da monotonia do dia-a-dia!
Fonte:BichoAmigo/Equipe Cão Cidadão.

Nenhum comentário: