sexta-feira, 28 de maio de 2010

POLÍTICA - O "Corvo" Noblat e o risco de golpe.


Altamiro Borges *

Adital -
No lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa "Barão de Itararé", em 14 de maio, o blogueiro Paulo Henrique Amorim advertiu para o risco de um "golpe" contra a eleição de Dilma Rousseff. Afirmou que, no desespero com a queda nas pesquisas, a oposição demotucana poderia tentar cassar o registro da sua candidatura e, até mesmo, inviabilizar a sua diplomação. Seu grave alerta foi encarado pelos quase 300 participantes do evento com um misto de temor e ceticismo.

Na sequência, o próprio Datafolha foi forçado a reconhecer o crescimento da candidatura Dilma, "num espantoso fenômeno sísmico", segundo nova ironia de PHA -, mas não confessou o crime eleitoral da sua pesquisa anterior. O pânico abalou a direita nativa. A fantasia do "Serrinha paz e amor", que não é de "oposição nem da situação" e que dará "continuidade" ao governo Lula, foi rifada. No ajuste do discurso, já sem a pele de cordeiro, José Serra partiu para o ataque contra "o bolchevismo sem utopia" e o "patrimonialismo selvagem" infiltrados no atual governo.

"A luta sangrenta" de Bornhausen

Antes mesmo da Copa do Mundo, o clima já esquentou. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que a eleição "será uma batalha campal", reforçando sua imagem de "senador-jagunço". Já o presidente de honra do DEM, o banqueiro Jorge Bornhausen, o mesmo que no passado jurou "acabar com raça da esquerda", disse que o pleito será "uma luta sangrenta". E O Globo informa que a reunião do comando serrista nesta semana foi tensa. A ordem é atacar. Xico Graziano, o coordenador de programa do demotucano, esbravejou: "Vamos enfrentar essa gente mentirosa".

No desespero do naufrágio, a oposição demotucano resolveu se agarrar numa bóia de salvação. A vice-procuradora da República, Sandra Cureau, numa entrevista apocalíptica, deu uma mãozinha aos golpistas do plantão. De forma irresponsável, ela afirmou que há "uma quantidade imensa de coisas" [crimes eleitorais] e que "a candidatura Dilma Rousseff caminha para ter problema já no registro e, se eleita, na sua diplomação". Cureau ainda disse que pedirá a abertura de uma Ação de Investigação Judicial-Eleitoral (Aije) "por abuso de poder econômico e político".

"Falta coragem", reclama o blogueiro

A procuradora, que também já recomendou a cassação do deputado Paulo Pereira, o Paulinho da Força Sindical, nada falou sobre os tais "crimes eleitorais" de José Serra - inclusive sua recente presença num culto religioso em Santa Catarina bancado pelo governo tucano do estado, ou sua exposição em programas do DEM e PTB. Judicializando a disputa sucessória, este poder parece que resolveu tomar de vez partido nas eleições, gerando esperanças aos golpistas de plantão.

Um dos mais excitados com as ameaças da Cureau é o jornalista Ricardo Noblat, um serviçal da famíglia Marinho, famosa por orquestrar golpes na história do Brasil. No seu blog, ele afirmou que "há abusos suficientes para ameaçar o registro da candidatura Dilma" e que isto não ocorre porque "falta ao tribunal coragem para tomar qualquer medida mais drástica a esse respeito". O blogueiro tucano, que escondia seu nome em contratos suspeitos no Senado, parece não acreditar mais na vitória de José Serra e resolveu apelar - inclusive dando broncas no Poder Judiciário.

Um aprendiz de Carlos Lacerda

Recentemente, o sociólogo Emir Sader lançou o concurso para eleger o "Corvo" da mídia nativa. O prêmio é uma alusão a Carlos Lacerda, dono da Tribuna da Imprensa, que recebeu este apelido por conspirar contra a democracia nos anos 1950/60. "Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar", afirmou em maio de 1950.

Ricardo Noblat é um forte concorrente ao prêmio "O Corvo". Ele vocaliza o espírito golpista das elites. Daí a importância do alerta do escaldado Paulo Henrique Amorim, que acompanhou as tramóias da TV Globo/Proconsult para sabotar a eleição do governador Leonel Brizola, em 1982. O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) inclusive já propôs a criação de uma campanha da legalidade para evitar rasteiras na eleição. A sucessão será uma batalha de "vida ou morte", como afirmou recentemente a comentarista "global" Cristiana Lobo. Nenhuma hipótese deve ser descartada!

Nenhum comentário: