sábado, 29 de maio de 2010

IRAQUE - CIA gravou vídeo gay para derrubar Saddam.


29/5/2010
CIA gravou vídeo gay para derrubar Saddam

Mísseis teleguiados, bombas mais ou menos inteligentes, invencíveis comandos e centenas de milhares de homens e de meios: os Estados Unidos não economizaram forças quando, em 2003, decidiram abater Saddam Hussein. Mas antes que George W. Bush desse a ordem de invadir o Iraque, a Central Intelligence Agency se perguntou se podia fazer alguma coisa para desacreditar o líder iraquiano aos olhos do seu próprio povo e facilitar assim o ataque.

Em linguagem especializada, isso se chama "psychological warfare": guerra psicológica. E os cérebros da CIA, depois de elaboradas discussões, tiveram a seguinte ideia: difundir em Bagdá um filme em que se revelava que Saddam era gay.

O vídeo deveria mostrar o ditador iraquiano fazendo sexo com um rapaz. "Deveria parecer que havia sido filmado com uma câmera escondida, como se se tratasse de uma gravação clandestina, feita obviamente com o desconhecimento do presidente", afirma um dos que estavam a par da operação.

A reportagem é de Enrico Franceschini, publicada no jornal La Repubblica, 28-05-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Revelada por um blogger do Washington Post, republicada até na primeira página desta quinta-feira do jornal Guardian de Londres, a historinha parece uma piada, mas, pelo que parece, não é. O vídeo foi efetivamente gravado, com uma sósia de Saddam e alguns dos agentes da CIA de pele mais escura, para que fossem parecidos aos árabes.

Depois, porém, os dirigentes da CIA rejeitaram o projeto. Não se sabe por qual motivo. Segundo as fontes que relataram a operação aos jornais, o serviço de espionagem norte-americano concebeu também outras operações, entre as quais a hipótese de interromper as transmissões da televisão iraquiana com uma edição extraordinária falsa do telejornal que contivesse o anúncio de que Saddam havia apresentado sua renúncia e que todo o poder havia sido assumido pelo seu temido e odiado filho Uday. Na CIA, alguns pensavam que bastaria essa notícia para criar um levante popular. Mas esse complô também foi rejeitado.

Mesmo que possa parecer insensata, a ideia de atacar Saddam fazendo-o passar por homossexual não é um caso isolado entre as operações extravagantes. A CIA tem vasta experiência no assunto. Um livro publicado há alguns anos elencava "638 modos para assassinar Fidel Castro", todos, pelo que parece, levados em consideração pelos 007 norte-americanos, incluindo um charuto que deveria explodir em sua cara e moluscos venenosos que Fidel deveria recolher durante uma das suas imersões subaquáticas.

Nenhum comentário: