terça-feira, 15 de novembro de 2011

POLÍTICA - Premiês "técnicos" jé enfrentam dificuldades.

A calmaria no mercado financeiro com a indicação de "governos técnicos" na Itália e na Grécia durou pouco.

Enquanto os dois governos enfrentam dificuldades internas, Bolsas pelo mundo voltaram a cair, e investidores cobraram juros recordes por títulos da Itália e da Espanha.

Na Itália, Mario Monti, indicado para ser o novo primeiro-ministro após a saída de Silvio Berlusconi, ainda tenta compor seu gabinete.

A princípio seria formado só por técnicos, mas deve incluir políticos para assegurar o apoio da maioria dos partidos às medidas para cortar a dívida do país ( 1,9 trilhão).

Monti, que deu a entender que tem a expectativa de governar até 2013, terá resistências para implantar impostos para os mais ricos e cortar verba para o Legislativo.

Em meio às negociações, a Itália fez leilão para vender 5 bilhões em títulos a vencer em cinco anos. Vendeu, mas pagou juros de 6,29% -maior índice desde 1997, quando ainda não adotara o euro.

Já os títulos de dez anos da Espanha foram negociados acima dos 6% ao ano pela primeira vez desde agosto.

São percentuais considerados insustentáveis. Países como Grécia, Irlanda e Portugal tiveram que recorrer a empréstimos internacionais quando os juros de seus títulos ficaram próximos de 8%.

O italiano Monti é apontado como o "sonho" dos mercados. É respeitado no país e no exterior, tem convicções liberais e parece livre de alianças políticas.

Foi nomeado senador vitalício pelo presidente Giorgio Napolitano - oficialmente, pelos "altíssimos méritos nos campos científicos e sociais".

Ele não precisava ser senador para assumir o cargo de premiê, mas sua nomeação no meio da crise foi vista como forma de lhe dar maior legitimidade entre políticos.

Na Grécia, Lucas Papademos (pronuncia-se "papadimos") fez seu primeiro discurso no Parlamento.
Comprometeu-se com medidas de austeridade, mas disse que o tempo que terá no governo, em tese até fevereiro, não é suficiente para enfrentar a enorme crise econômica.

Já o líder do partido Nova Democracia (de oposição), Antonis Samaras, disse que não votará por mais sacrifícios para o povo grego.

DADOS RUINS

Além disso, crescem especulações sobre a saúde dos bancos e não param de sair números péssimos para a economia. Ontem, confirmou-se que o PIB português caiu 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo. Em um ano, encolheu 1,7%.

Caiu também a produção industrial em países do euro: 2,9% na Alemanha, 4,8% na Itália e 5,8% em Portugal.

As Bolsas fecharam em queda: 1,28% em Paris, 1,19% em Frankfurt e 1,99% em Milão. A de Nova York perdeu 0,61%.

Fonte: IHU

Nenhum comentário: