domingo, 31 de julho de 2022

Estudos históricos: Revolução Russa.

 

REVOLUÇÃO RUSSA
Independente de opinião política ou ideologia pessoal, alguns acontecimentos extrapolaram os limites territoriais de onde aconteceram, dando ao mundo novas perspectivas e muitas vezes mudando rotas. A revolução russa, assim como a revolução francesa, é considerada um dos mais importantes acontecimentos da história contemporânea, e significou a queda da monarquia russa que vinha como a principal organização da região a séculos, dando seu lugar a um novo modelo de governo, que até então, era novidade e ainda não fora tentado: o Comunismo.
Mas para entendermos como tal fato se consumou, devemos antes conhecer algumas figuras como Vladmir Lenin e Leon Trótski, que adaptaram a obra de Karl Marx e Friedrich Engels para realidade feudal da Rússia daquele período. A crise que afetava a sociedade russa no ano de 1917 (ano da revolução) era grave e não tinha perspectiva de melhora, pois haviam sido centenas de anos de um governo autoritário centrado em uma monarquia absolutista, o acumulo de erros administrativos drenavam cada dia mais a popularidade do Czar, e embora a revolução de fato ocorreu somente em 1917, os indícios de que a sociedade encaminhava para esse fato eram diversos. É nesse contexto que conhecemos mais o revolucionário russo Vladmir Lenin, líder do movimento Bolchevique, que era a junção da classe operaria e camponesa russa, e defendiam a revolução armada para chegar ao poder e implantar um governo focado no trabalhador.
Os Bolcheviques no que lhe concerne, eram uma das duas divisões que existiam no Partido Operário Social Democrata russo, e sua outra ala, era conhecida como Mencheviques, que eram a menor parte do partido, liderados por Plekhanov, defendiam o evolucionismo e conquista do poder por meios pacíficos como eleições, além de ser compostos de uma parte burguesa, que detinham ideias liberais. Desde sua criação, o partido era dividido e diversos debates aconteciam, mas sem um consenso sobre qual linha política seguir, esse fator foi predominante para retardar a revolução, mas acabou caindo em janeiro de 1905, quando um grande grupo de pessoas participavam de manifestações pacificas em frente ao Palácio de São Petersburgo, uma das sedes do governo, reivindicando melhorias nas condições de trabalho, democratização política e respostas sobre a crise enfrentada. Em meio a esse cenário, as tropas do czar acabaram abrindo fogo contra a multidão, matando mais de mil pessoas a queima-roupa, no episódio que ficou marcado como Domingo Sangrento.
Estava dada a largada para uma série de protestos (alguns com alto nível de violência) em todo país, e a situação que já era grave, piorou ainda mais quando a Rússia perdeu a guerra contra o Japão ainda em 1905, deixando a economia em frangalhos. Após os fatos, o czar criou um espaço para debate político chamado de duna, e transformou sua monarquia em uma monarquia ‘’parlamentarista’’, fato esse que trouxe os operários e cidadãos comuns para o debate publico, tal ato não era necessariamente uma ação para ouvir a sociedade, e sim conter sua agitação. A estratégia foi bem sucedida, e funcionou até a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, quando se tornou membro da Tríplice Entente contra o Império Austro-Húngaro, sofrendo derrotas seguidas e desorganizando aquilo que já estava ruim, trazendo mais uma grande crise econômica como já havia sido vista durante o ano de 1905, e a percepção popular se deu conta de que o czarismo estava arruinado, e nenhuma solução pacifica poderia funcionar para conter os desastres administrativos feitos pela monarquia, e em março de 1916, foi deflagrado um movimento revolucionário iniciado em São Petersburgo, com greves que se espalharam por quase todos os centros industriais russos, em união com os camponeses.
Os militares passaram a apoiar o movimento, pois a própria inserção militar russa na grande guerra era considerada loucura pela maior parte do exército, que também começaram a reivindicar o fim do governo de Nicolau II, e em fevereiro de 1917 o czar abdica do trono. Após isso, foi formado um Governo Provisório, sob chefia de Kerensky, que passou a ter problemas com a ala socialista revolucionária, já que o mesmo, era considerado um liberal, e acabou exilando diversos radicais socialistas. Nesse contexto, até mesmo Lenin e Trotsky (líderes revolucionários bolcheviques) acabaram por serem exilados, e começaram uma espécie de segunda onda revolucionaria, defendendo lemas como ‘’paz, terra e pão’’ e ‘’todo poder aos sovietes’’, com intuito de remover os Liberais do poder e concentrar o governo nas mãos dos revolucionários socialistas.
No dia 7 de novembro, os operários e camponeses se uniram a Lenin e tomaram o poder, a partir disso, as decisões do governo provisório estariam centradas nas mãos dos Bolcheviques, e como primeira atitude, redistribuíram terras e lotes latifundiários a camponeses, estatizaram os bancos, estradas de ferro e industrias, tirando das mãos da indústria privada e colocando sob domínio operário. Em seguida, em 1918, foi assinado o tratado de Brest-Litovsk com as potências centrais da grande guerra, que garantiam a retirada pacífica da Rússia da grande guerra. Os primeiros anos do governo bolchevique foram marcados por uma intensa guerra civil, que continuava a drenar a economia russa, e como medida para evitar qualquer possibilidade de reabilitação monarquista na Rússia, o czar e sua família foram mortos em julho de 1918.
Em seguida, Trotsky criou o Exército Vermelho, composto por camponeses e operários para enfrentar os nobres e burgueses liberais, tendo êxito no objetivo e garantindo a soberania Bolchevique no poder. A União Soviética chamou esse primeiro momento como Comunismo de Guerra, feito de uma total estatização econômica e social, criando um estado forte e total, que garantiu por 4 anos a soberania soviética sobre oponentes políticos e militares, entretanto, continuava a afundar a economia do país que não conseguia sobreviver apenas de produção interna sem nenhum tipo de lucro sobre produtos, para restaurar a confiança no governo, em 1921 foi criada a NEP (nova política econômica) que permitia a entrada de investimentos estrangeiros e a retomada de empresas privadas em território russo, garantindo o crescimento industrial e agrícola na Rússia, em outras palavras, a NEP foi um sucesso.
Em 1922 com o caminho quase totalmente livre de adversários políticos e com a economia novamente rodando em novos moldes, mesclando o comunismo com o comércio privado, foi estabelecida então a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sob a liderança do revolucionário Lenin. Durante quase dois anos, parecia que o novo modelo de governo estava finalmente chegando em seu momento mais confortável, e o país estava cada vez mais organizado político/economicamente, mas o momento de paz durou pouco tempo, e Lenin morre em 1924, iniciando uma nova luta interna pelo poder, dessa vez entre Trotsky, parceiro e grande estudioso comunista, e Stalin, general militar comunista.

Nenhum comentário: