quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Rússia corta fornecimento de gás para a França.

 Rússia corta fornecimento de gás para França

Rússia corta fornecimento de gás para França

Publicado em 30/08/2022Lido 490 vezes

Anúncio da estatal Gazprom foi feito nesta terça-feira (30) após a empresa francesa Engie não pagar pelo serviço em julho

 

A gigante estatal russa de energia Gazprom disse que cortou o fornecimento de gás para a empresa de serviços públicos francesa Engie. O lado francês não pagou integralmente as entregas de gás em julho, acrescentou a empresa russa.

A Gazprom informou a Engie que interromperia as entregas de gás a partir de 1º de setembro até o momento em que receber o pagamento integral do gás já fornecido, disse a gigante de energia em comunicado. Também observou que o lado francês não fez o pagamento até a noite de terça-feira, impossibilitando outras entregas de gás sob a lei russa.

Mais cedo na terça-feira, a Engie disse que a Gazprom a informou “de uma redução nas entregas de gás” e citou “um desacordo entre as partes sobre a aplicação de alguns contratos”, segundo a Bloomberg. Não forneceu detalhes sobre a natureza dos desacordos e não especificou o nível de redução da entrega.

A ministra da Energia da França, Agnes Pannier-Runacher, acusou Moscou de usar suas exportações de gás como arma na terça-feira. Ela também disse que a França “deve se preparar para o pior cenário de uma interrupção completa do fornecimento”. Sua declaração foi feita antes do anúncio da Gazprom.

A Engie afirmou que “já havia garantido os volumes necessários para cumprir seus compromissos com seus clientes e seus próprios requisitos”, acrescentando que tomaria medidas para “reduzir significativamente quaisquer impactos financeiros e físicos diretos” da potencial interrupção de fornecimento pela Gazprom.

Os desenvolvimentos ocorrem no momento em que os governos da UE estão tentando encher seus estoques de gás devido à aproximação da estação de aquecimento e à redução da oferta da Rússia – um dos principais fornecedores de gás do continente. Mais cedo na terça-feira, a Gazprom também disse que o Nord Stream 1 seria completamente interrompido de 31 de agosto a 2 de setembro para manutenção, pois possui apenas um compressor operacional.

Na segunda-feira, a vice-presidente executiva da Engie, Claire Waysand, disse que a França teve seus estoques cheios em 90% e acrescentou que deve ser suficiente para passar o inverno.

Fonte: Brasil 247/RT

Nenhum comentário: