domingo, 16 de março de 2008

Por que os bancos não podem quebrar e nós podemos?

O blog do mello publica um fato bem inusitado. Na meca do néo-liberalismo, o Banco Central americano interveio para salvar o quinto maior banco americano de investimento. Tal fato derrubou as bolsas e fez o índice Dow Jones cair 1,6%. Já na bolsa brasileira, a queda foi de 0,46%, aos 61.991 pontos. Que heresia! Os néo-liberais não costumam repetir, como um mantra, que a mão invisível do mercado resolve tudo? Não falam tanto em Estado Mínimo?



Antônio Mello às 11:01 2

Por que os bancos não podem quebrar e nós podemos?
A primeira página de O Globo não poderia ser mais reveladora. “Socorro inédito a grande banco derruba as bolsas”. Pensei comigo, ai, ai, meu deus, já vão torrar os meus impostos, sem liquidar minhas dívidas...
Mas, felizmente (pode-se usar a palavra neste contexto?), o socorro inédito foi nos EUA, não aqui. O BC americano emprestou ao Bear Stearns, quinto maior banco de investimentos de lá, uma quantia não especificada em dólares, torrando dinheiro do contribuinte para manter acesa a chama do mercado financeiro.
O socorro foi tão espetacular que desnorteou mancheteiro e redator do jornalão carioca, que apregoam que o socorro é inédito, para sem seguida afirmarem que socorro desse tipo não era feito desde a Grande Depressão. Bom, se já foi feito antes, então não é inédito, né?
Mas, o fato é que o Fed correu para salvar o banco, que em abril de 2007 tinha receitas de US$ 16,5 bilhões, e agora estavam virando pó, graças à crise provocada pelo setor hipotecário nos EUA. Anteriormente, nem há uma semana, o mesmo Fed, em conjunto com outros BCs, havia injetado US$ 245 bilhões no mercado com a mesma finalidade.
Sentindo o cheiro de queimado, que vai explodir no bolso dos de sempre (nós, os não-banqueiros, os não-financistas, os sem reservas, portanto, os sem socorro dos BCs) lembro-me do velho Brecht, e medito:
O que é o roubo de um banco, comparado com a fundação de um banco? (No Brasil, a frase ainda pode ser enriquecida, caso a palavra fundação seja escrita com inicial maiúscula.)
Lembro-me também de outra frase:
O melhor negócio do mundo é um banco bem administrado. O segundo melhor negócio é um banco mal administrado. O terceiro, um banco falido.
Cada vez mais atual.
E nós cada vez mais vermelhos na raiva e na conta corrente.
(E apenas para não deixar passar em branco: por que continuam livres os Magalhães Pinto e responsáveis pelo trambique do Banco Nacional?)
Leia também:
» Deputado - 'Eu quero meu dinheiro certo. É dinheiro de roubo, de corrupção’. Ouça
» Mais de U$ 75 bi saem do Brasil por ano rumo aos paraísos fiscais
. - André Lara Resende, é verdade que você enriqueceu com informações privilegiadas no governo FHC?

Um comentário:

síntese disse...

não nos esqueçamos nunca do PROER o pronto socorro financeiro que acudiu vários bancos. o neo liberalismo tucano não poupou recursos na operação salvamento e muitos deles deverão ainda receber bilhões de reais como retorno - vide o caso do Banco Economico.
neoliberalismo é assim