sábado, 26 de dezembro de 2009

SAÚDE - Paraguai estabelece gratuidade universal para saúde pública.

Entrou em vigor nesta sexta-feira (25) a gratuidade universal em todos os serviços de saúde pública do Paraguai, conforme orientação transmitida na semana passada pelo presidente Fernando Lugo. "Estamos diante de um passo histórico para o país", disse Lugo ao fazer o anúncio oficial da medida. Ele chamou os paraguaios a defender a todo custo o "perfil social", por cima dos interesses dos poderosos.

Fontes do governo informaram que não haverá mais pagamento por diagnósticos ou hospitalizações, culminando um processo de gratuidade que começou em 2008. Inicialmente restrita às consultas médicas, a gratuidade foi se expandindo.

"Existe um Paraguai das grandes maiorias, que compartilha estes resultados com otimismo e esperança", disse Lugo.

Já a ministra da ßaúde, Esperanza Martínez, indicou que a medida beneficiará principalmente as pessoas de menos recursos econômicos. E identificou como próximos desafios de sua pasta a melhoria da infraestrutura e da tecnologia. "Precisamos garantir a chegada de equipes de saúde a todo o país", disse Esperanza.

A ministra defendeu uma mudança de pensamento e atitude por parte dos profissionais e trabalhadores do setor, considerando que a assistência de saúde deve crescer em "calor humano e serviços de orientação"."A atenção primária de saúde é hoje uma política sólida, séria, que avança com passos concretos no Paraguai", agregou.

Outro êxito do governo Lugo no sertor foi a campanha nacional de vacinação, em 2008. Ela vacinou cerca de 1,2 milhão de crianças face a doenças como a rubéola, poliomelite e sarampo.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: