terça-feira, 16 de novembro de 2010

BLOGS - Blogs brasileiros se transformam em programas de TV.

Elisangela Roxo

Folha de S. Paulo


A TV brasileira começa a apostar na internet como celeiro de talentos, mas ainda de forma tímida. Atualmente o Multishow e a MTV são os dois únicos canais a ter no ar programas que foram criados a partir de blogs na internet. Para o ano que vem, pelo menos mais um site ganha espaço na grande do Multishow: o criador de notícias falsas Sensacionalista (www.sensacionalista.com.br).

O jornalista Nelito Fernandes, um dos criadores do site e agora roteirista da futura série, conta que depois de apenas seis meses na rede, ele apresentou o projeto de adaptação para a TV e ficou surpreso por ter sido aceito.

As notícias do Sensacionalista já faziam bastante sucesso na internet. Uma das que teve mais repercussão foi sobre uma mulher que teria engravidado vendo filmo pornô 3D. Nas contas de Fernandes, ela apareceu replicada como verdadeira em pelo menos 400 sites. "E um jornal português publicou na versão impressa como se fosse verdade", diz.

No Multishow, a atração será em formato de telejornal, com elenco de atores desconhecidos. "Nosso objetivo, no entanto, é sempre fazer humor e não plantar boatos", esclarece. "Mas não será nada caricato como a 'TV Pirata'. Quem estiver zapeando no controle remoto, num primeiro momento pode pensar que o jornal é verdade."

O roteiro do programa será assinado por ele e por outros três jornalistas: Martha Mendonça, Leonardo Lanna e Marcelo Zorzanelli - que são também os autores das brincadeiras sensacionalistas. "Nunca assinamos as notícias para não confundir o leitor", conta Nelito.

"A linguagem é o maior desafio para trazer um conteúdo de internet para a televisão", explica Christian Machado, gerente de produção artística do Multishow.

Hoje vai ao ar no canal, às 22h30, o último dos cinco episódios da primeira temporada de "Adorável Psicose", originalmente o blog (www.adoravelpsicose.blogspot.com) pessoal de Natália Klein, roteirista dos programas globais "Zorra Total" e "Junto e Misturado".

Ela começou a escrever na internet há dois anos para concentrar a produção pessoal. "A psicótica do blog é uma versão minha caricata", diz Natália que interpreta a si mesma na série. Para saber o que a audiência está achando da adaptação dos posts em roteiro, ela monitora os comentários no Twitter quando o programa vai ao ar.

A próxima temporada de "Adorável Psicose", com 13 episódios de meia hora, está garantida para o ano que vem. Será acompanhada pela adaptação para a TV do site de humor jornalístico Sensacionalista. A estrela do canal do YouTube "Não faz Sentido", o ator Felipe Neto, também deve integrar a grade do Multishow de 2011.

A MTV é pioneira em trazer gente da internet para a TV. Além de ter adaptado o conteúdo do blog da travesti fictícia Katylene para caber na grade da programação, ainda transformou blogueiros em VJs.

A versão televisiva para a transformista "de M'Boi Mirim", criada por Daniel Carvalho, está entre as cinco maiores audiências da casa. Estão no elenco ainda os blogueiros Marina Santa Helena e Borbs, do Fiz na MTV, Janaína Rosa, repórter do It MTV, Ronald Rios e Erick Gustavo, no programa "Badalhoca", e Didi, no programa "Didiabólico".

"Uma das grandes apresentadoras que temos é a MariMoon", conta a diretora de programação do canal Raquel Affonso. A VJ ficou conhecida na internet no início dos anos 2000 pelas fotos que publicava em seu Fotolog (http://www.fotolog.com.br/marimoon).

"Desde 2008 procuramos talentos na internet", conta Raquel, que também explica ser esta uma forma mais econômica de preencher a grade. Porém bombar na rede não é garantia de ir para a TV. "Temos uma equipe que fica ligada no que começa a fazer sucesso online, mas para receber um convite é preciso ter a cara do canal, ser jovem e transgressor", diz ela.

Nenhum comentário: