quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MÍDIA - WikiLeaks processa criador do OpenLeaks.

Por Jorge Stolfi

"Wikileaks está processando seu ex-empregado Daniel Domscheit-Berg, que foi suspenso da organização em setembro passado. Algumas das razões podem ser inferidas da leitura de livro recente do Daniel, onde ele confessa vários atos de sabotagem contra a organização, como danificar os servidores do Wikileaks e roubar material. Essas ações obrigaram Wikileaks a reformar todo seu sistema de submissão.

O papel de Domscheit-Berg na organização foi muito limitado e foi diminuido quando sua atuação foi questionada. Ele tem se apresentado como programador, cientista de computação, perito em segurança, arquiteto, fundador, editor e porta-voz. Na verdade [segundo o post] ele se juntou a Wikileaks uns dois anos depois de sua fundação. Ele não sabe programar e não escreveu um único programa para a organização; não atuou tecnicamente nem em decisões políticas, e teve muito pouca atuação como editor. Ele não é cientista de computação nem perito em segurança. Suas declarações sobre Wikileaks são baseadas em informação limitada ou falsidades maliciosas. "

Bom, esse é o fundador do site rival OpenLeaks, que foi largamente divulgado pela vellha imprensa (inclusive no Brasil) há alguns meses. Se vocês lembram, o OpenLeaks não se propõe a publicar os vazamentos que recebe, mas apenas entregá-los a jornais e outras organizações de mídia. E, naturalmente, está esperando doações para financiar suas atividades.

Fonte: Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário: