quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MÍDIA - Assim como no Brasil, mídia conservadora americana foi derrotada.




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Barack Obama
Passada uma semana da reeleição do presidente americano Barack Obama (Partido Democrata), a conservadora mídia americana ainda está de luto fechado, sem entender ou sem aceitar bem o fato. Lúcia Guimarães, há anos colunista do Estadão nos Estados Unidos - escreve às segundas-feiras na última página do Caderno 2 -, contava ontem que hilário mesmo foi na madrugada de 4ª feira, quando da confirmação da reeleição de Obama para mais quatro anos na Casa Branca.
Lúcia conta que toda a mídia conservadora de Tio Sam foi fragorosamente derrotada na eleição de Obama. Torcia contra, a exemplo da nossa aqui, quando disputamos eleições e governamos, mas com a diferença de que lá os grandes veículos de comunicação assumem a defesa de seus candidatos publicamente. Até avisam em editoriais.
Os jornalistas dos veículos de comunicação do magnata australiano da mídia Rudolph Mordoch foram os que mais tiveram dificuldades e resistiram a assumir a realidade dos fatos. Seus âncoras e comentaristas na TV foram os últimos a confirmar a vitória de Obama na madrugada da 4ª. Só o fizeram quando todos os outros já haviam dado. Alguns gaguejaram e esbravejaram no ar, contou Lúcia Guimarães.
Isto lembra alguma coisa a vocês?
Isto, notadamente o comportamento dos jornalões, lembra alguma coisa a vocês? Lembra que o mesmo tem ocorrido aqui no Brasil, principalmente nos últimos 30 anos, não é? Defendem os tucanos e os apoiam desde quando a maior parte deles ainda estava em outros partidos, desde antes de o PSDB surgir, há mais de 20 anos.
Perdem feio a eleição, mas até a última hora desenham um cenário de que vão ganhar, vão bater a esquerda. Se dependesse da mídia, vocês se lembram, FHC é que teria vencido a eleição para prefeito de São Paulo em 1985, e não Jânio Quadros.
Foi assim na última eleição presidencial (2010) no apoio a José Serra, o candidato das oposições (PSDB-DEM-PPS). Foi assim, aliás, nas três últimas eleições presidenciais, para ficar só nas mais recentes. Apoiaram Serra contra o presidente Lula em 2010 e em 2002 e ficaram contra Lula no apoio aos tucanos, também quando o candidato presidencial deles foi Geraldo Alckmin em 2006.
Quando a mídia vai aprender não se sabe
Mas não têm essa postura só nas eleições nacionais. Basta lembrar o quanto desconstruíram a excelente administração da prefeita Marta Suplicy (PT) em 2004 para eleger Serra prefeito e, em 2008, para reeleger o prefeito Gilberto Kassab. Da mesma forma que fizeram em 2006, quando entregaram de bandeja o governo do Estado para o Serra, para ele fazer o que fez com São Paulo...
Quando a mídia daqui e a de lá, de Tio Sam, vão aprender, não se sabe. Mas o fato é que não se tocaram até agora que a imprensa não dá a vitória a ninguém. Influencia, prejudica um lado - no caso do Brasil, o nosso, o da esquerda -  mas não elege mais.

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