quarta-feira, 14 de novembro de 2012

POLÍTICA - Greves na península ibérica.


Multidão faz greve conjunta em países da Europa

Image

A crise na Europa levou hoje uma multidão às ruas em uma nova greve. Os grevistas alertam que as medidas de austeridade adotadas pelos governos só provocaram mais pobreza e desemprego e aprofundaram os problemas do continete.

Os protestos ocorrem principalmente em Portugal e Espanha, mas também há manifestações menores na Grécia, Itália e Bélgica. A ideia dos sindicatos é fazer uma inédita greve geral.  A Confederação Europeia de Sindicatos de Comércio afirma que "o objetivo deste dia europeu de ação e solidariedade é pedir que os líderes do continente mostrem determinação para lidar com a deterioração do emprego e para responder à crescente ansiedade social dos cidadãos europeus".

Os espanhóis e portugueses pararam os transportes, as escolas e negócios. Centenas de voos foram cancelados. Houve confrontos com policiais nas ruas.  Na Espanha, pelo menos 60 pessoas foram detidas e 34 ficaram feridas.

Viagem de Dilma


Cerca de 40 grupos de 23 países estão envolvidos nos protestos de hoje. A BBC foi às ruas hoje e mostrou relatos dos dramas vividos pelos europeus.  “Tenho dois filhos em minha casa, um recebe subsídio, o outro está sem trabalho há três anos. Não é que ele não queira trabalhar. Simplesmente não há emprego”, diz a dona de casa Paqui Olmo.

A greve geral ocorre às vésperas da viagem da presidenta Dilma Rousseff à Espanha. Na 6ª feira, ela participa pela primeira vez da Cúpula Ibero-Americana dos Chefes de Estado e de Governo, em Cádiz.  A cúpula é formada por 22 países.

Nas conversas com os espanhóis, a chefe do governo brasileiro deve tratar da cooperação relacionada ao Programa Ciência sem Fronteiras. A ideia é também ampliar o mercado exportador para a Espanha.

Nenhum comentário: