segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Esquerda.net

 

 
 
26 de dezembro
   
  
 
 
Extrema-direita volta a matar, Partido da Esquerda Europeia condena atentado contra curdos
 
 
 
 
   
 
Depois do ataque contra a comunidade curda em Paris, o PEE presta a sua solidariedade ao povo curdo lembrando ainda “o silêncio total da União Europeia num momento em que o povo curdo está de novo sob as bombas de Erdogan” e apelando à “unidade na ação para fazer recuar as ideias racistas e de extrema-direita na Europa”. 
  
VER MAIS
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Bloco defende desclassificação do documentos militares da guerra colonial
 
O partido espera que análise destes documentos ajude a “desmontar” a "ficção” sobre o colonialismo e a “repor a justiça histórica” para as suas vítimas.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
 
Isabel Pires
 
Ir além da adaptação às alterações climáticas
   
 
 É preciso aprofundar o debate sobre instrumentos estratégicos para a cidade e realizar ações para aumentar a permeabilidade de Lisboa, além de medidas de diminuição de emissões. 
 
VER MAIS
 
 
 
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Pelos 50 anos do assassinato de Amílcar Cabral, colóquio evoca o seu legado
 
Nos dias 13 e 14 de janeiro de 2023, no auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, em Lisboa, decorrerá o colóquio internacional “Amílcar Cabral e a História do Futuro”. O acesso é livre, mas a inscrição obrigatória.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Os marxistas mudaram o nosso modo de compreender a história
 
Historiadores como E. P. Thompson e Eric Hobsbawm iniciaram uma revolução que modificou a nossa compreensão do papel dos trabalhadores na história. A sua obra ainda conserva a sua frescura e dinamismo. Por Alfie Steer.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Trabalhadores académicos da Universidade da Califórnia terminam greve histórica
 
Durante cerca de seis semanas, dezenas de milhares de trabalhadores participaram na mais longa e mais participada greve numa universidade norte-americana. Obtiveram aumentos salariais e melhorias nos subsídios de transporte, de doença e nos apoios à parentalidade. Mas havia quem achasse que se podia ter ido mais longe.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Trabalhadores da Impala vão para tribunal para receber pagamentos em dívida
 
O grupo tem salários em atraso desde 2011. Os trabalhadores dizem que a Descobrirpress que editava revistas como a Maria, Nova Gente, TV7 Dias e VIP foi esvaziada de bens e pretendem que seja o património do patrão a responder pelas dívidas.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Indulto de Natal de Bolsonaro para autores de massacre do Carandiru
 
30 anos depois, os polícias militares condenados pela chacina de 111 presos iam finalmente cumprir pena de prisão em 2023. A oito dias de sair do cargo, Bolsonaro impediu que a decisão dos tribunais fosse aplicada.
 
VER MAIS
 
 
  

Nenhum comentário: