quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Leandro Demori

 

O PT está prestes a cometer um erro histórico

Um ministério chave pro nosso futuro vai parar nas mão da direita?

O martelo ainda não está batido – o próprio Lula ainda teria dúvidas – mas diversas fontes garantem que o Ministério das Comunicações vai parar nas mãos do União Brasil.

O anúncio está sendo preparado para amanhã. Se isso de fato acontecer, é um potencial desastre colossal.

O União Brasil é presidido por Luciano Bivar, ex-dono do PSL, partido que acolheu e elegeu Jair Bolsonaro em 2018. O PSL, hoje, faz parte do União Brasil, junto com o DEM.

O que está em jogo nesse ministério é tão importante quanto o que se discute em ministérios-chave como Economia, Saúde, Educação e Meio Ambiente, sem nenhum exagero.

Todo (TODO) o debate sobre nossa democracia (os abusos das emissoras estilo Jovem Pan, as fake news, o uso do zap como arma de destruição de mentes em massa) passa por esse ministério.

É sobretudo nele onde tudo será debatido para mudar – ou onde tudo permanecerá como está. Para se ter ideia do poder desse ministério, foi por ele, na gestão Bolsonaro, que o Brasil fez um acordo com o Elon Musk para que o tresloucado dono do Twitter pudesse entupir a Amazônia com seus satélites privados. Onde irá parar nossa soberania em todas essas áreas nas mãos da direita entreguista brasileira?

Em discurso para Elon Musk, Fábio Faria mostra Patrícia Abravanel e  'baba-ovo' do empresário
Elon Musk e os deslumbrados.

A quem interessa o atual quadro? Àqueles que, na próxima bifurcação da vida política, colocarão novamente a faca no pescoço da esquerda brasileira. Parece que não aprenderam nada.

Queremos debater regras mais claras para rádio e TV para evitar que uma consessão pública seja usada abertamente para pedir golpe de estado? Isso passa por ali.

Moderar o poder quase ilimitado e sem controle das mega plataformas digitais – Google, Meta, Twitter? Passa por ali.

O PT vai deixar na mão da direita o ministério responsável por elaborar e colocar na rua as políticas públicas que podem garantir o mínimo de diversidade e pluralidade nas comunicações do Brasil.

Vai deixar essa tarefa nas mãos de pessoas despreparadas (no mínimo) ou de lobistas das mega coroporações de tecnologia e das grandes empresas de jornalismo?

Vai deixar na mão de partidos que historicamente estão ligados ao coronelismo midiático regional onde tudo pode e onde a balança pende sempre pro mesmo lado?

O União Brasil não é só a barriga de aluguel que pariu Bolsonaro.O União Brasil também é o DEM.O DEM é o PFL.O PFL é a Arena.Precisa explicar?

O que está em jogo, também, é o possível fomento a um novo modelo de jornalismo no país. É isso ou deixar tudo nas mãos dos barões da imprensa, dos senhores das “escolhas muitos difíceis”, daqueles que se ajoelharam aos pés de Paulo Guedes, dos representantes do “mercado” – os bancos e financeiras, as construtoras e os fazendeiros que são donos de veículos de comunicação.

O que está em jogo é a discussão atrasada – em no mínimo meio século – que vem da concentração de poder dos meios de comunicação aos disparos em massa no zap; do faroeste das redes operadas de modo pirata às milhões de vizualiações no You Tube de gente abertamente pedindo GOLPE DE ESTADO ou incitando pessoas a assassinatos e atentados terroristas impunemente.

Isso pra não falar das políticas de universalização do acesso à internet, fazer a rede chegar aos mais pobres, que são estratégicas para garantir inclusão e acesso à informação. Sem isso, a epidemia de fake news jamais passará.

Como eu disse, o anúncio está sendo preparado para amanhã.Compartilhe esta mensagem ao máximo! Quem sabe ainda dá tempo de mudar esse erro histórico.


Nenhum comentário: