sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELEIÇÕES - Última pesquisa Datafolha.

Datafolha: única novidade é o voto dos ateus.

Por Glauco Faria

A pesquisa do Datafolha, na prática, não traz nenhuma novidade em relação ao levantamento anterior. Os resultados são rigorosamente os mesmos: Dilma com 54% dos votos válidos e Serra com 46%. A oposição, tão serelepe nos últimos dias, deve ter um fim de semana menos alegre do que imaginava.

No entanto, um dado é curioso. Entre os 6% do eleitorado que diz não ter religião (tema vedete da campanha eleitoral) a petista cai cinco pontos enquanto Serra sobe cinco. Ainda assim, a candidata vence por 45% a 40%, diferença bem menor, por exemplo, do que entre os que se dizem católicos, onde Dilma bate o tucano por 51% a 38%.

Parece que as juras de amor a Deus têm deixado ateus e agnósticos simpatizantes de Dilma um pouco chateados. Mas ao toparem com o discurso tucano próximo à TFP, certamente voltarão à petista.

Outro dado importante: 25% dos entrevistados dizem que podem mudar de voto de acordo com o apoio de Marina Silva. É mais do que a quantidade de votos que ela recebeu no primeiro turno, mostrando que o baixo nível da campanha e a absoluta falta de debate verdadeiramente político (do qual o PSDB foge) pode estar desiludindo ainda mais o eleitor.
Fonte: Blog do Rovai.

Nenhum comentário: