quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ANOS DE CHUMBO - Os Índios e a Ditadura.

Autor:

humberto

Nassif, leitores (as),


No dia 19 de agosto passado, ingressei na Comissao da Anistia do Ministerio da Justica, em Brasilia, com um requerimento. Talvez uma bomba.

36 anos se passaram desde que tive que abandonar essa sonhada cidade para me tornar um eterno exiliado.

A historica eleicao de Dilma Rousseff e suas emocionantes " lugar de brasileiro eh no Brasil... eh um direito de todo brasileiro morar no Brasil", fazendo contraponto ao "Brasil- ame-o ou Deixe-o", foram a mola propulsora de meu retorno, concretizado em janeiro deste ano, quando, a partir de entao, passei a procurar documentos dos orgaos repressores da epoca. Muita leitura sobre a Ditadura fizeram parte, tambem, da preparacao do meu requerimento. Nao precisei de advogado.

Do Canada, Pais que me acolheu durante os ultimos 22 anos, trouxe um importante Atestado de Status de Refugiado Politico, com extenso dossie sobre os motivos que levaram aquele Tribunal, do Alto Comissariado para Refugiados da ONU, a conceder, pela primeira vez, diga-se, tal status a um militante dos Direitos Humanos Indigenas do Brasil.

Neste momento, a "bomba" que a Comissao da Anistia tem na mao, nos seus 10 anos de existencia, eh inedita.

Sou o primeiro militante indigena a solicitar Anistia.

Engana-se quem pensa que estou buscando indenizacao. Dinheiro nao paga uma vida. Simples.

Quero quebrar um Tabu, ainda existente naquela Comissao: Indios e a Ditadura.

Porque em todos os livros, publicacoes, acoes, nao se fala, uma linha sequer, dos massacres, dos milhares de desaparecimentos, das persequicoes, das torturas, causadas aos indios que resistiram contra uma politica exterminadora da Ditadura?

Minha intencao, ao ingressar, na Comissao da Anistia eh esta: preencher esta inexplicavel lacuna. Abrir os olhos daquele Tribunal que a historia recente deste Pais passa, tambem, pelos indios e que sem a qual jamais havera a tal sonhada Conciliacao Nacional.

Quanto as louvaveis palavras da nossa Presidenta, tenho a dizer que por falta de uma Politica de Reinsercao da Pessoa do Refugiado Politico, de retorno ao seu Pais, minha unica morada, neste momento, eh a rua, alias, um Direito que me esta sendo negado: a PM de Brasilia impediu meu acampamento na Esplanada dos Ministerios.

" Nao temos dotacoes para lhe oferecer abrigo" disse-me uma Assessora do Ministro da Justica.

continuarei com Indios e a Ditadura II, em breve.

Nenhum comentário: