segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MÍDIA - Obama deu ou não entrevista à blogueira cubana?

O portal de notícias Cubadebate publicou nesta segunda (5) um documento revelado pelo Wikileaks que coloca em xeque a versão da blogueira cubana Yoani Sánchez -- que faz oposição ao governo -- de que o presidente dos Estados Unidos teria lhe respondido uma entrevista em 2009.

Segundo o portal, que costuma publicar os artigos do ex-presidente Fidel Castro, não foi Obama que respondeu o questionário enviado pela blogueira, mas, sim, o Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Cuba (Sina, na sigla em espanhol).

O site disponibilizou cópias das repostas dadas pelo Sina e a versão original publicada por Sánchez na tentativa de mostrar o que, segundo eles, são diferenças "mínimas" entre as versões.

De acordo com documentos do Wikileaks, divulgados na semana passada, as perguntas foram enviadas, em espanhol e por e-mail, pela oposicionista em 28 de agosto de 2009, e as respostas devolvidas em 18 de novembro por um diplomata.

Estados Unidos e Cuba romperam as relações diplomáticas há meio século, mas os dois países mantêm, em suas capitais, escritórios que atuam em relação às gestões consulares e outros trâmites.

Yoani Sanchéz conquistou notoriedade internacional com seu blog Generación Y, no qual faz críticas à realidade cubana, o que a levou a ganhar prêmios na Europa e nos Estados Unidos, quase todos relacionados à luta pela liberdade de expressão.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: