sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ANOS DE CHUMBO - Extradição de coronel provoca pergunta.

O Brasil extradita hoje para a Argentina o coronel do Exército uruguaio Manuel Cordero, acusado de participar da Operação Condor, a associação formada pelos países com regimes de exceção no continente para perseguir e matar adversários das ditaduras dos anos 60, 70 e 80 no Cone Sul.


O pedido é da justiça Argentina, mas o coronel responde a processos em Buenos Aires e Montevidéu, pelos crimes que cometeu nas ditaduras dos dois países. Ora se o Brasil extradita a pedido da justiça argentina quem praticou crimes na Operação Condor - da qual a ditadura militar de nosso país também participou - por que não investigar e processar quem no Brasil integrou essa "multinacional" assassina?

Porque isso só será possível se o mesmo Supremo Tribunal Federal (STF) - que trata hoje da extradição de Cordero - mediante aquela ação a que deu entrada na Corte a secção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, decidir que os crimes de tortura e assassinato político não prescrevem como estabelece a legislação internacional e, portanto, seus autores não foram anistiados.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: