quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

HONDURAS - A vitória do golpe da direita em Honduras.

Copiado do blog "Democracia&Política

"Posse de presidente em Honduras derrota Zelaya e dá vitória a golpista Micheletti

Pela primeira vez desde 28 de junho do ano passado, quando o presidente Manuel Zelaya foi removido [pela força] do país ainda em seus pijamas, Honduras voltará a viver nesta quarta-feira (27) um ensaio de democracia. Porfírio Lobo, de um partido rival ao do agora ex-mandatário, receberá o cargo do presidente golpista Roberto Micheletti – que, para analistas ouvidos pelo UOL Notícias sai da crise como vencedor.

Desde o início da crise, Micheletti – presidente do Parlamento hondurenho – ocupa a Presidência da República. Manteve-se no poder sem fazer concessões apesar de pressionado – mais por uns que por outros – a deixar o cargo e restituir Zelaya, removido por militares sob a acusação ['deduzida' com argumentos subjetivos] de buscar uma votação popular para se reeleger. Os especialistas ouvidos pela reportagem são unânimes ao dizerem que a solução passou mais pelo golpista vitorioso do que pelo presidente deposto.(...)

Lobo assume a Presidência em um país dividido, tentando conciliar os grupos de Zelaya e Micheletti, e em busca de reconhecimento internacional, depois de meses de tensões entre o governo golpista e líderes como o presidente americano, Barack Obama, o brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o venezuelano, Hugo Chávez. Símbolo disso é sua cerimônia de posse: até a véspera, apenas os mandatários de Panamá, República Dominicana e Taiwan tinham confirmado presença."

FONTE: reportagem de Maurício Savarese do UOL Notícias, publicada hoje (27/01) no portal UOL [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: