sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FUTEBOL -" Decisão por penaltis é injusta."

Estudo revela que desempate por grandes penalidades é injusto.

Em 60 por cento das vezes quem inicia a cobrança sai vencedor.

Um estudo da London School of Economics and Political Science divulgado esta quarta feira pela American Economic Review., indica que os jogos decididos por grandes penalidades dão uma vantagem psicológica à equipa que começa a marcar.
Analisadas 2.820 grandes penalidades entre 1970 e 2000, o estudo concluiu que uma equipa que comece a marcar ganha em 60 por cento das vezes.
Igancio Palacios Huerta , um dos co-autores do estudo, aponta o momento em que é atirada a moeda ao ar para decidir quem marca primeiro como o momento decisivo do jogo. «A moeda dá uma vantagem de 20 por cento à equipa que inicia os penalties. A pressão psicológica ao facto de ser o segundo afecta claramente o desempenho da equipa», esclarece
Os autores sugerem que o ideal seria mudar as regras adoptando um modelo similar ao tie-break do ténis, e permitir que os jogadores marquem duas vezes seguidas. Assim conseguiam reduzir a vantagem psicológica da equipa que marca primeiro e a segundo jogador não se sentiria tão pressionado.
Fonte:Blog O Correio da Elite.

Nenhum comentário: