quinta-feira, 17 de março de 2011

LÍBIA - Líbia financiou campanha presidencial francesa.

Filho de Khadafi chama Sarkozy de palhaço e diz que Líbia financiou sua campanha presidencial.

A vida do presidente da França, Nicolas Sarkozy, não anda nada fácil. Internamente, sua popularidade vem despencando. Nesta quarta-feira, o jornal Le Figaro publicou nova pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2012 e, pela terceira vez desde o dia 7, Sarkozy aparece em terceiro lugar, atrás do presidente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, e de Marine Le Pen, a filha do ultradireitista Jean-Marie Le Pen.

Externamente, Sarkozy vê sua imagem ser bombardeada pela família do ditador da Líbia, Muammar Khadafi, depois que a França foi o primeiro país a reconhecer o Conselho Nacional Líbio de Transição, o governo rebelde, instalado em Benghazi. Nesta quarta, o filho de Khadafi, Saif al-Islam, disse, em entrevista ao canal Euronews (confira o vídeo abaixo, em inglês), que o governo de seu pai ajudou a financiar a campanha presidencial de Sarkozy. O Le Monde conta:

Saif al-Islam não tem provas, mas ataca Sarkozy. “A primeira coisa que pedimos a este palhaço é que devolva o dinheiro do povo líbio. Nós demos assistência a implementar seu governo, mas estamos desapontados. Temos todos os detalhes, números de contas, documentos, operações de transferência. Vamos revelar tudo em breve”

Como nota a imprensa francesa, não há provas contra Sarkozy. Segundo o jornal britânico The Guardian, uma “fonte bem colocada” no governo líbio revelou a intenção vingativa de Khadafi. “Sarkozy está jogando sujo, então também estamos jogando”.

Fonte: ISTO É.

Nenhum comentário: