quinta-feira, 17 de março de 2011

ORIENTE MÉDIO - Invasão do Bahrein.

Por que a Arábia Saudita invadiu o Bahrein?.

A revista Foreign Policy traz um artigo interessante de Mohammed Ayoob, professor de política internacional da universidade americana Michigan State, no qual ele faz duras críticas ao Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). A entidade reúne Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar e, na segunda-feira, invadiu o Bahrein a pedido da família real local, sufocada por protestos há um mês.

Ayoob afirma que algumas interpretações dão conta que a invasão liderada pela Arábia Saudita teria como base o medo de que o Irã possa cooptar a maioria xiita do Bahrein e, assim, voltar o país contra as nações sunitas da região. Para ele, entretanto, isso é só parte da explicação, porque o desejo do CCG é suprimir de uma vez por todas a onda democrática que passa pelo Oriente Médio

A razão real para o estabelecimento do CCG em 1981 não era a defesa contra inimigos externos ameaçando a segurança dos Estados do CCG, mas a cooperação contra desafios domésticos a regimes autoritários. Sua grande tarefa era e continuar a ser a coordenação de medidas de segurança interna, incluindo o compartilhamento de informações de inteligência, com o objetivo de controlar e reprimir as populações dos Estados membros, dando assim segurança às monarquias autocráticas do Golfo Pérsico. O estabelecimento do CCG foi, em grande medida, uma reação por parte das monarquias à Revolução Iraniana de 1979, na qual o poder das populações derrubou a autocracia mais forte da vizinhança. As autocracias árabes do Golfo não queriam compartilhar o mesmo destino do Xá do Irã.

José Antonio Lima

Fonte: ISTO É.

Nenhum comentário: