sábado, 10 de março de 2012

UNIÃO EUROPÉIA - Vídeo polêmico.

Blog do Washington Araujo





O polêmico vídeo da União Europeia


O site do jornal britânico “Guardian” mostrou nesta semana que a União Europeia teve de suspender a exibição de um vídeo -feito para ser mais um daqueles virais- por conta das intensas críticas de que promoveria racismo.

Lembrando dos jogos no estilo “Street Fighter”, uma mulher, loira, com roupas parecidas com a da protagonista de “Kill Bill”, está sozinha em um galpão. Ou estava, porque aos poucos é ameaçada por um lutador chinês, um indiano e um brasileiro (este fazendo movimentos da capoeira). A lutadora, então, se multiplica e forma um círculo ao redor de seus oponentes. Surgem as estrelas-símbolo da União Europeia e os dizeres: “Quanto mais formos, mais fortes seremos”. Abaixo, a íntegra da propaganda.



O vídeo já surge em momento inoportuno, com essa forte crise econômica no continente, e ainda reforça, na opinião de muitos, a xenofobia contra os imigrantes, pois de certo modo eles são subjugados pela presença multiplicada da União Europeia.

A organização se defendeu dizendo que o vídeo era voltado a jovens de 16-24 anos, familiarizados com a linguagem de videogames, e que esse público recebeu bem a mensagem que gostariam de passar – a adesão de novos países ao bloco.

Para mim, o vídeo é infeliz ao reforçar esses clichês que muitos têm de povos que não os seus. Mesmo a mensagem de que precisa-se de mais países para tornar a União Europeia mais forte não é coerente com o momento de crise que o bloco atravessa. Trazer um país com estrutura problemática para a União Europeia só potencializa o risco de lidar com uma nova Grécia no futuro.

E você, o que achou do vídeo?

Fonte: Blog do Rodrigo Russo

Nenhum comentário: