terça-feira, 27 de julho de 2021

CNPq fora do ar.

 

Sindicato, sobre ‘queima’ de todos os sistemas do CNPq:  Resultado do descaso e desmonte; não é problema isolado e fortuito
Para Luiza Bodenmüller (@lubodenmuller), tudo nessa foto é absurdo: a Ciência brasileira desmoronando ao redor do ministro e ele reunido com líder de extrema-direita alemã. Sem contar o "astronauta" na placa de identificação. O encontro foi dia 22. Dois dias depois, os sistemas do CNPq caíram (e assim permanecem). Fotos: Reprodução de redes sociais
DENÚNCIAS

Sindicato, sobre ‘queima’ de todos os sistemas do CNPq: Resultado do descaso e desmonte; não é problema isolado e fortuito


27/07/2021 - 15h48

CNPq “fora do ar”!

Sindicato Nacional dos Gestores Públicos em C&T (SindGCT)

Desde a ultima sexta-feira (dia 23/07/2021) os sistemas do CNPq apresentaram problemas e saíram do ar.

Ficaram indisponíveis a Plataforma Lattes, a Plataforma Carlos Chagas e os demais sistemas utilizados pelo CNPq.

Frente a situação o Conselho emitiu, em seu site, a seguinte nota:

Informações que recebemos, dão conta que um houve a “queima” de “uma controladora dos servidores” e que este equipamento queimado tornou indisponíveis todos os sistemas do Órgão. Segundo ainda estas informações tal equipamento estava sem contrato de manutenção e fora de garantia…

Manifestações de preocupação com esta grave situação, com o andamento das chamadas publicas, editais e bolsas, já circulam nas redes sociais. Muitas das mensagens que circulam informam perda de dados e possíveis dificuldades no pagamento dos bolsistas.

De concreto, ainda não há informações oficiais sobre a extensão dos danos nem prazo para sua solução.

O SindGCT acompanha com preocupação o situação do CNPq e de seus sistemas. Acreditamos que tal problema não é conjuntural, isolado e fortuito.

Trata-se do resultado do descaso e desmonte que o CNPq vem sendo submetido desde o governo Temer e que se aprofundou agora no governo Bolsonaro.

A falta de recursos não tem atingido apenas os orçamentos para financiamento de bolsas e projetos de pesquisa. Ele tem prejudicado enormemente a infraestrutura do CNPq e de seu quadro de pessoal.

Os sistemas, por falta de investimentos, atualização e de visão estratégica dos dirigentes tem se tornado um verdadeiro gargalo para a realização das ações do órgão.

O CNPq é patrimônio do povo brasileiro. É fundamental para o desenvolvimento do país. Não podemos permitir que este descaso e desmonte continue ocorrendo.

Salve o CNPq.

Na defesa da Ciência e Tecnologia – Somos Todos CNPq!!!

INFORME CNPq–INDISPONIBILIDADE DOS SISTEMAS

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  3. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  4. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  5. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.

Coordenação de Comunicação Social

Nenhum comentário: