quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Tecla Music

 


Se você recebeu a última ONDA, lembra que falei sobre o convite para criar a conferência de música do Rio Innovation Week, o maior festival de inovação da América Latina. E, se você está pelas redes da Tecla Music, certamente viu o tamanho do evento – e o tanto de barulho que fizemos por lá!

Passada a emoção da entrega – com 4 dias intensos ao vivo e outros 100 só na produção e preparação – não poderia deixar de fazer aqui o Rewind ⏪ do Music Forward: ⏩

Foram + de 30 palestras, keynotes, painéis, mesas e workshops, onde recebemos quase 100 palestrantes e mediadores – brilhantemente acompanhados pelo músico, produtor (e amigo) João Brasil, o mestre de cerimônias da nossa conferência.

O trabalho, que teve co-curadoria de Chico Dub, contou também com o time Tecla em peso para atender a todas as demandas de um evento desse porte, cuidando para que o nosso espaço fosse um dos mais acolhedores do Rio Innovation Week.

Artistas, marcas, empresários, startups, produtores, curadores, jornalistas e até outras empresas de music branding: a cena da música esteve lá – e foi muito bem representada por cada parceiro que atendeu ao nosso chamado. Aqui, destaco os pontos altos da 1ª edição do Music Forward: dá o play!

1. O entretenimento conecta – e gera dados

Cada interação do consumidor com a sua marca é uma oportunidade de associar emoção à conteúdo. Fazer isso de forma inteligente, coletando informações para, de fato, utilizá-las a favor das pessoas, foi o que apresentou Duda Magalhães, presidente da Dream Factory; Rafael Albuquerque, CEO da Zoox e Rodolfo Bastos, diretor de soluções para o consumidor e inteligência da Globo.

2. Inovação vem da cultura: sonhar e fazer acontecer

Se tem um lugar para aprender sobre inovação no mercado da música, ele se chama "Rock in Rio". O festival, que tem como missão proporcionar experiências inesquecíveis através do entretenimento, mostra a cada edição que a busca entre o sonho e a realização deve vir de dentro, para que faça parte do imaginário de cada pessoa que vive essa experiência – dos funcionários aos seus consumidores.

3. A verdade da sua marca (sempre) fala mais alto

Quem acompanha a carreira meteórica pós-BBB da Juliette, já sabe: a menina é arretada e tem seus motivos. O fandom que ela arrasta "compra o barulho" porque acredita na sua verdade. A lição é clara: não tente vender o que você não é, porque você simplesmente não vai conseguir sustentar.

Feliz demais de ter realizado essa participação no evento, com a mediação impecável de Guilherme Guedes, que conduziu a conversa com toda atenção à carreira dela na música.

6. Música é negócio, mas também é resistência

Tivemos a honra de apresentar um dos cases de diversidade e inclusão mais relevantes do mundo, hoje: a BATEKOO é muito mais do que uma festa, se tornou um movimento cultural que aproxima – e conecta – marcas e pessoas que acreditam (e desejam) viver em um mundo melhor. Impossível sair sem se inspirar no trabalho de Maurício Sacramento e Artur Santoro, que falaram a convite da Budweiser. Cheers!

9. A GenZ quer falar e ser ouvida – escute isso!

Uma grande tendência para a geração Z são os criadores acessíveis, que se conectam com seu público. A proposta é se aproximar de um relacionamento de mão dupla, ouvir os fãs e seguir os insights gerados por eles - determinando a aproximação entre você e a nova geração de consumidores.

10. E, por fim, o poder do Poder Público

Se, depois de tanto tempo assistindo ao desmonte da cultura no nosso país, a gente ainda acha que o poder público não pode transformar realidades pela (e para a) música, não estamos entendendo nada.

Fechamos nosso evento com uma mesa potente, incluindo Marcus Faustini, Secretário de Cultura do Rio, e Benedita da Silva, deputada Federal reeleita para 2023, para apresentar o case da Lei Aldir Blanc dentro da indústria da música em meio à maior paralisação da história da nossa cultura com a crise do Covid-19.

Faça a sua parte, sempre, mas não se esqueça: cobre de quem pode fazer muito mais – e por todos nós.

Nenhum comentário: