terça-feira, 7 de setembro de 2010

MÍDIA - O TWITTER É BRASILEIRO.

Do IHU

Muita gente já percebeu: o Twitter está virando brasileiro. Os "trending topics" globais, que mostram os assuntos mais comentados, vêm sendo tomados por assuntos brasucas há meses.

A reportagem é de Ronaldo Lemos e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 06-09-2010.

O grito de independência do resto do mundo talvez tenha sido o "Cala Boca Galvão". Apesar de surgir como brincadeira embalada pela Copa, o "Cala Boca" acabou ensinando, sem querer, técnicas de mobilização on-line para muita gente.

E as pessoas gostaram da brincadeira. Desde então, é difícil passar um dia sem que algum tema brasileiro apareça na lista.

Tanto assuntos sérios, como eleições, quanto o "nonsense" da "Dona Delma" ganham destaque.
Para quem não acompanhou, a "Dona Delma" foi uma brincadeira em que as pessoas deveriam escrever "Dona Delma" em qualquer "tuíte" que fizessem.

Na semana passada, a disputa ficou entre "Esporte Clube Noroeste" e "Nação Corintiana". A torcida corintiana assumiu o desafio de colocar o timão como líder do Twitter global. Só não esperava que a torcida de todos os outros times se unisse em torno do Noroeste. A briga foi divertida.

Já dá para notar que alguns gringos começam a ficar irritados. Dizem que está se repetindo o mesmo que aconteceu com o Orkut: domínio da língua portuguesa, expulsando outras nacionalidades. Além disso, começa a rolar uma banalização dos "trending topics".

Quando algum assunto brasileiro chegava aos TTs globais, era a glória. Agora está ficando meio tedioso.
Por fim, começo a desconfiar de que os "trending topics" globais não são tão importantes assim.

Por exemplo, o primeiro debate dos candidatos a presidente na Band alcançou apenas quatro pontos de Ibope na TV. Apesar disso, colocou o nome do pouco conhecido candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) nos tópicos globais.

Talvez o domínio do Brasil no Twitter apenas evidencie que o topo dos "trending topics", apesar do "hype", ainda é café pequeno.

Nenhum comentário: