terça-feira, 7 de setembro de 2010

ELEIÇÕES - Os cálculos de quem aposta na baixaria.

Do blog Democracia&Política.

Rodrigo Vianna

“No fim de julho, quando as pesquisas (menos as do DataFolha) mostraram que Dilma já ultrapassara Serra, escrevi sobre o erro de se cantar vitória antes da hora, e falei sobre o papel da mídia:

“na reta final, se a Globo sentir que há espaço para empurrar Serra ao segundo turno, não tenham dúvidas: vai repetir 2006! O método Ratzinger vai se revelar de novo implacável. Por isso, os lulistas devem evitar o erro de menosprezar adversários que lutam pela sobrevivência - política, ou econômica – e que vão usar todas as armas numa guerra suja. Essa não será uma eleição para quem tem estômago frágil.”

Voltando ao início de setembro, e ao escândalo da Receita, é possível afirmar que a mídia impressa avança com toda a força contra Dilma. A TV Globo ainda está cautelosa. A direção da empresa deve estar avaliando as pesquisas que, até agora, indicam: o escândalo não teve impacto nenhum.

Mas, desconfiado que sou, volto a lançar o alerta: em 2006, bastaram duas semanas de bombardeio para levar a eleição ao segundo turno. Ainda não está encerrado o jogo. É preciso esperar mais um pouco.

Além do mais, nos bastidores do jornalismo circulam boatos de que Serra tem mais uma bala na agulha: depoimentos que poderiam lançar dúvidas sobre a atuação de Dilma na época em que ela combatia a ditadura no Brasil. Isso explicaria a folha falsa em primeira página, e o bombardeio de e-mails sobre o tema (a que todos internautas estamos sujeitos nos últimos meses).

Serra pode usar isso também na reta final? A rigor, pode. Podemos esperar qualquer coisa nas próximas semanas. Sobre isso, há um texto muito interessante no Blog do Nassif (já transcrito neste blog democraciapolítica segunda-feira, 6 de setembro, com o título: COMO SERÁ A BALA DE PRATA NA CAMPANHA?)

A pergunta é: a mídia anti-Lula vai embarcar nessa também? Depende… Se o candidato seguir patinando, com menos da metade dos votos de Lula, a última bala de Serra (ainda a ser lançada) deve ecoar apenas nos parceiros tucanos de sempre (“Folha”, Estadão”, “Veja” e “O Globo”). A TV Globo deve ser mais cautelosa. Seria pouco inteligente colocar o pescoço a prêmio numa guerra perdida. Mas se Serra tiver algum chance, ai vocês verão Ratzinger em ação.

Toda a força de Serra,agora, é para se mostrar competitivo. Precisa convencer os aliados midiáticos (a Globo, principalmente) de que valerá a pena caminhar com ele.

Terá sucesso? Acredito que não. Mas é só um palpite.

Tenho certeza de uma outra coisa: teremos mais baixaria até o dia 3 de outubro.

Alguns leitores me perguntam sobre novidades do caso “Dossiê veio de Minas”. Reafirmo que os indícios são de que a operação toda foi feita a partir das Alterosas. Mas mantenho a prerrogativa de não brigar com os fatos. E eles indicam (falo da história de que o contador Atella seria filiado ao PT) que não se pode descartar que os emissários de Minas tenham usado gente ligada ao submundo petista na tal operação.

De toda forma, não há sentido em falar que a “máquina” do governo federal foi usada no episódio. Para tanto, seria necessário acionar um contador fajuto? Bastava quebrar o sigilo com superssenhas em Brasília. Pra que deixar todo esse rastro?

Acho precipitado, também, descartar outra hipótese: a de que, sabendo da investigação contra Serra (essa, de fato existiu, e foi encomendada por rivais tucanos), setores da inteligência do PSDB tenham plantado provas que levem ao PT.

Todas essas hipóteses devem ser levadas em consideração. A bem da verdade factual, que ainda não está completamente decifrada.

Aliás, sobre isso escrevi também há poucos dias: “O vazamento de dados sigilosos precisa mesmo ser investigado, é fato grave, mostra a fragilidade do sistema da Receita. Negar esse dado da realidade, em nome da defesa da candidatura de Dilma, é negar-se a ver a realidade (…) Se houver gente do partido de Dilma envolvida, deve haver punição a quem praticou a ilegalidade – como a qualquer outro cidadão. É óbvio. Mas isso tudo não faz sentido: que vantagem teria Dilma em quebrar sigilo numa eleição praticamente ganha?”

O que interessa perguntar ainda é: por que Serra falou até com Lula sobre o caso, mas guardou o episódio para ser divulgado na reta final da campanha?

A resposta todos nós sabemos.”

FONTE: escrito pelo jornalista Rodrigo Vianna e publicado em seu blog “Escrivinhador” (http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/os-calculos-de-quem-aposta-na-baixaria-e-o-cheiro-de-pao-de-queijo-segue-no-ar.html).
Fonte:Blog Democracia&Política.

Nenhum comentário: