quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CUBA - O bloqueio não mudou em absoluto.

Com Obama na Casa Branca o bloqueio não mudou em absoluto.


Aida Calviac Mora

"A política do bloqueio sob a presidência de Barack Obama não mudou em absoluto, inclusive nalgumas áreas se recrudesceu", afirmou o ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez Parrilla, quarta-feira, dia 15, ao apresentar o relatório "Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba", que pela 19ª ocasião a Ilha apresentará perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

O chanceler argumentou que nos últimos dois anos o caráter extraterritorial do bloqueio continuou fortalecendo-se, com o incremento das multas, das sanções e da perseguição às transações financeiras cubanas com terceiros países, o que provoca um efeito dissuasório noutras empresas que pudessem realizar operações comerciais com a Ilha.

"Não pudemos continuar comprando o citostático Dactinomicina, medicamento de maior utilidade no tratamento de sarcomas, porque a companhia Lemery do México foi comprada pela multinacional israelense TEVA, de capital norte-americano", exemplificou.

"Em matéria da política a Cuba, e em particular com o bloqueio, Obama ficou abaixo das expectativas da comunidade internacional, do nível do debate que ocorre hoje no Congresso dos Estados Unidos, e da própria opinião pública de seu país, onde alcançou uma oposição sem precedentes", comentou Rodríguez Parrilla.

O chefe da Casa Branca "não utilizou as amplas prerrogativas constitucionais que lhe permitiriam não eliminar o bloqueio, mas sim introduzir modificações substanciais em dezenas de áreas de sua aplicação", disse.

Da mesma maneira, explicou que o bloqueio é o principal obstáculo ao desenvolvimento de nosso país e custou a Cuba US$751,3 bilhões nestes 50 anos, número ainda conservador baseado na depreciação do dólar frente ao ouro.

"O bloqueio é uma política fracassada e qualquer política que fracasse 50 anos deve ser revista", concluiu.

Nenhum comentário: