quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES - Não há nenhuma onda verde.

Criação de Marina, onda verde é invenção do Barão de Limeira

Pesquisa CNI/IBOPE que acaba de ser divulgada prova que não há nenhuma onda verde. Esta é uma história criada pela candidata do PV Marina Silva com o Barão de Limeira (rua sede da Folha de S.Paulo). Nossa candidata Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) continua a preferida de 50% dos brasileiros que votam no próximo domingo.

Por esta pesquisa, enquanto Dilma mantém a preferência de metade do eleitorado, a intenção de voto nos seus adversários o candidato da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS), a do Partido Verde, senadora Marina Silva (PV-AC) e todos os outros, somada não passa de 41%.

O IBOPE encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) deixa evidente, assim, que a candidatura Dilma está estabilizada. Sua oscilação se dá dentro da margem de erro (dois pontos percentuais) dos 51% atribuídos pela maioria dos institutos de pesquisa antes de o Datafolha surgir com a história de onda verde e que a eleição vai para 2º turno.

IBOPE fez pesquisa em 3 dias; Datafolha em 1

A sondagem eleitoral IBOPE, realizada de 25 a 27 pp., ao dar 50% para Dilma contra 41% de todos os outros adversários somados aponta que levando-se em consideração os votos válidos a petista vencerá no 1º turno. A CNI/IBOPE dá 27% para José Serra (PSDB) e 13% para Marina. Os outros candidatos somados têm 1%. Há também 4% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

O levantamento foi feito ao longo de 3 dias (25, 26 e 27) e não pode ser comparado com a pesquisa Datafolha, realizada apenas no dia 27 e que deu Dilma com 46%, Serra com 28% e Marina com 14%. O Ibope fez 3.010 entrevistas e tem margem de erro máxima de 2 pontos percentuais.

Ele confirma que todos os indícios são de que o pleito continua a favor de Dilma e de sua vitória já daqui a quatro dias. Suas chances de ganhar no 1º turno estão, inclusive, fora da margem de erro.

PT é o partido preferido dos brasileiros

Outro dado deste IBOPE que, mais uma vez, chama a atenção é sobre a preferência partidária dos eleitores brasileiros. O PT é disparado, com 27%, o partido preferido. Compreende-se, assim, os apelos insistentes da Dilma e nossos nos últimos dias para que a militância petista e aliada ganhe as ruas e assegure a vitória neste domingo.

É um apelo que José Serra e Marina não podem fazer, ela porque é de um pequeno partido e ele porque o seu PSDB deixou de ser partido e há muitos anos não tem militância, converteu-se em uma legenda de hollerith. Tanto que apenas 5% dos eleitores dizem preferir a sigla tucana, e só 3% se lembram do PV.

A sondagem CNI/IBOPE deixa claro, assim, que a onda verde não passou de uma bem criada estratégia de comunicação da turma da candidata Marina, que encontrou entusiasmado respaldo na Folha de S.Paulo e foi conveniente à candidata verde e a José Serra. Assim os dois podem assim reavivar os últimos sonhos de que a eleição de domingo ainda vai para um 2º turno.

Nenhum comentário: