sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SÍRIA E OS RUSSOS

Prezados,

Notaram o recuo da postura de beligerância imediata dos falcões da OTAN em menos de 24 horas ?   Mudaram o discurso: EUA; UK e França.   Será apenas pela pressão da oposição interna  ?

Penso que, além das cizânias entre sunitas, salafistas, alauítas, xiitas, sempre estimuladas pelo ocidente desde o processo de criação da Arábia Saudita (vide Lawrence da Arábia), deve-se considerar o intuito da OTAN de empurrar a marinha russa para dentro do Mar Negro e varrer a presença russa e iraniana daquele antigo protetorado ocidental.

Sabemos que a marinha russa usa a base síria de Tartus, no Mediterrâneo, desde os tempos da União Soviética, o que lhe permite incursionar além do Estreito de Bósforo. Tirar-lhe este poder, seria como a tentativa malograda, encetada por Obama ainda no seu 1º mandato, de levar o seu escudo de mísseis à Polônia e aos países eslavos fronteiriços ou, até mesmo, ex-integrantes da antiga URSS.

Ademais, há estreita e longeva cooperação tecnológica, militar e comercial da Rússia com Syria e o Iran.  Há, também, uma crescente projeção social, cultural e política do Iran sobre o Iraque, efeito colateral da defenestração do sunita Sadam pelo inábil aprendiz de feiticeiro geopolítico que são os EUA. O melífluo inglês era bem mais eficaz.

Certo é que, recentemente, a Arábia Saudita (maior apoiadora e financiadora dos rebeldes sunitas e franquias da Al Quaeda) tentou barganhar a segurança dos russos na Chechênia pelo abandono de seu aliado sírio. Sabe-se que a Rússia não barganha com terrorismo.e nem aceita ultimatos.

Se o regime sírio perpetrasse a insanidade da guerra química o faria contra Israel, unindo todos os árabes em torno de si, não  contra seu povo.

Nenhum comentário: