terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CUBA - Brasil condena embargo imposto pelos americanos.

Em Cuba, Dilma reafirma posição brasileira sobre embargo injustificável



Na viagem que fez a Cuba, a presidenta Dilma Rousseff fez uma importante reafirmação da política externa brasileira sobre o bloqueio norte-americano à ilha. Disse que os cubanos sofrem “um embargo econômico injusto”.
Esse embargo vigora desde a década de 60 e prejudica intensamente a economia da ilha. Essa questão foi levantada diversas vezes aqui por José Dirceu.
O embargo já foi condenado 22 vezes por ampla maioria na ONU. Só EUA e Israel se mantêm na posição contrária. E mesmo assim o bloqueio vem sendo mantido de forma injustificável pelo governo norte-americano.
A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta terça-feira pelo 22º ano consecutivo uma resolução pediu o fim do embargo comercial que os Estados Unidos aplicam contra Cuba há meio século, denunciado duramente por uma imensa maioria dos Estados membros da organização.
A presidenta Dilma também ressaltou a importância de Cuba ter sido reintegrada a organismos internacionais. “Somente com Cuba nossa região estará completa”, afirmou.
Investimentos
Embora tenha ganhado uma conotação negativa nos jornalões – o que já era be previsível -, o anúncio feito por Dilma de investimento adicional de US$ 290 milhões na zona econômica do porto de Mariel vai dar um impulso relevante para as obras no local.
O projeto é tocado por brasileiros e pode ser uma janela de oportunidades para a ilha. É o maior projeto em execução na ilha desde a revolução de 1959

Nenhum comentário: