terça-feira, 31 de maio de 2022

A "boquinha" só faz aumentar.

 

Número de militares em cargos civis cresceu 193% nos últimos 8 anos, diz Ipea

 Atualizado em 30 de maio de 2022 às 22:07
QUEM TEM MEDO DOS MILITARES E DOS MILICIANOS
Jair Bolsonaro e militares em cerimônia do Dia do Soldado
Foto: Jorge William

Relatório do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o número de militares em cargos civis cresceu 193% nos últimos 8 anos. O estudo se chama Presença de militares em cargos e funções comissionados do Executivo Federal foi publicado nesta segunda (30) e analisou a presença do grupo entre 2013 e 2021.

Militares também tiveram um aumento de presença em cargos comissionados: 59% durante o período analisado. O levantamento aponta uma “tendência de expansão” da ocupação de militares em agências reguladoras.

Flávia de Holanda Schmidt, autora do estudo, afirma que “há um conjunto de normas recentes do Executivo federal que expande as possibilidades da presença de militares na ‘burocracia civil’, apontando para aumentar a possível militarização da burocracia em curso”.

“Ainda que o aumento seja numericamente expressivo, qualificações adicionais relacionadas aos níveis decisórios dos cargos ocupados são necessárias para que avaliar se esta trajetória é ou não relevante para o processo de produção de políticas públicas”, prossegue.

Segundo a autora, entre 2013 e 2018 houve uma estabilidade no número de militares em cargos de “natureza especial”, do alto escalão do Executivo Federal. Em 2019, entretanto, o número dobrou, “com pequenos aumentos nos anos subsequentes analisados”.

Nenhum comentário: