terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Esquerda.net

 


 
 
17 de janeiro
   
  
 
 
Mapa das lutas de professores do início da semana mostra a força das mobilizações
 
 
 
 
   
 
Esta segunda-feira começaram as greves por distrito convocadas por oito sindicatos, com mais de uma centena de escolas fechadas em Lisboa. Também no resto do país a luta não abranda. Veja aqui várias das escolas em protestos, leia as razões e as palavras de ordem dos professores e trabalhadores não docentes. 
  
VER MAIS
 
   
 
   
 
 
Manuel Afonso
 
Em luta pelo tempo perdido
   
 
 A mais-valia, diz-nos o autor do Capital, é aquela parcela de trabalho não paga pelos patrões. E acrescentava que, para esticar essa parcela, os donos do capital podem tentar aumentar a mais-valia absoluta (baixando salários) ou a relativa (aumentando as horas de trabalho sem pagar mais por isso). 
 
VER MAIS
 
 
 
 
 
 
   
  
  
      
   
 
Francisca Van Dunem: Que segurança quando as instituições fecham os olhos ao racismo?
 
Na estreia do podcast “Contra Regra”, Catarina Martins conversa com Francisca Van Dunem, juíza jubilada e ex-ministra da Justiça, sobre segurança e justiça, sobre violência e racismo.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Sala de consumo assistido no Porto apoiou mais de 600 em três meses
 
A adesão ao projeto piloto iniciado em agosto superou as expetativas e confirmou a “situação preocupante a que se assiste em termos de saúde pública”, diz o relatório das associações que gerem o espaço.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Bloco acusa Governo de tentar empatar a negociação com os professores
 
O ministro da Educação avançou duas propostas: a diminuição dos Quadros de Zona Pedagógica e a contratação dos precários ao fim de três anos. Joana Mortágua responde-lhe que uma “é uma promessa que o Governo anda a fazer há anos e anos” e a outra “é a lei e o Governo tenta encontrar expedientes para não cumprir”.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Vilen coordenava um grupo russo de apoio a objetores de consciência e teve de sair do país
 
Vilen Demin explica como era ser ativista anti-militarista na Rússia e o que mudou com a invasão. Faz também o ponto de situação do movimento anti-guerra na Rússia e das formas como se organizam por essa causa alguns dos que se refugiaram fora do país. Entrevista de Ter García.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
“EDP está a dever ao povo de Miranda do Douro mais de 100 milhões de euros”
 
A convite da Câmara de Miranda do Douro, Catarina Martins foi à Assembleia Municipal defender a cobrança do imposto devido pela EDP no negócio das barragens do Douro e apresentar a proposta bloquista para obrigar os donos de barragens ao pagamento de IMI.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
Vedações começam a ser retiradas do Parque da Comenda
 
O acesso ao parque de merendas na serra da Arrábida tinha sido vedado ao público em 2021 pelos proprietários da herdade e contestado pela população. Câmara de Setúbal começou a retirar vedações esta segunda-feira.
 
VER MAIS

Nenhum comentário: