quarta-feira, 22 de março de 2023

Esquerda.net

 

22 de março
Social MediaSocial MediaSocial Media
   
  
 
 
Bloco vai avançar com tetos máximos aos preços das rendas de casa
 
 
 Bloco vai
avançar com tetos máximos aos preços das rendas de casa 
   
 
Mariana Mortágua diz que Marcelo Rebelo de Sousa "constatou o óbvio" e que sem as "medidas folclóricas", o pacote do Governo é na prática "igual ao do PSD". E anunciou que o Bloco vai propor tetos máximos para o arrendamento que sejam "adequados aos valores dos rendimentos em Portugal". 
  
VER MAIS
 
   
 
 
 
   
  Os lucros de uns
são a pobreza de todos  
      
   
 
 
Os lucros de uns são a pobreza de todos
 
Mariana Mortágua diz que as explicações do ministro da Economia sobre a especulação no preço dos alimentos "não convencem".
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
 
Luís Monteiro
Luís Monteiro
 
Um salário mínimo para um estudante dormir e vai ficar tudo bem
   
 
 Reclamam as más línguas que o preço da nova oferta privada de alojamento estudantil que a CML decidiu apoiar com a presença de Carlos Moedas na inauguração é um ultraje. Nada mais errado, como não investem fundos públicos em oferta de alojamento estudantil precisam de participar nos eventos alheios. 
 
VER MAIS
 
 
 
 
 
 
   
  Peso dos
salários no PIB volta a cair e afasta-se da meta do Governo  
      
   
 
 
Peso dos salários no PIB volta a cair e afasta-se da meta do Governo
 
Em relação a este ano, o aumento salarial de 5,1% previsto no acordo de rendimentos nem sequer chega para compensar a inflação prevista pelas principais instituições internacionais.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  Hospitais privados
apanhados a discriminarem utentes da ADSE  
      
   
 
 
Hospitais privados apanhados a discriminarem utentes da ADSE
 
Utentes que marcavam consultas ao abrigo da ADSE tinham de esperar mais três ou cinco meses do que os particulares ou portadores de seguros pela mesma consulta. Hospitais da Luz e do Grupo Lusíadas foram multados pelo regulador graças a reclamações recebidas.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  Como as médicas
da Idade Média foram votadas ao esquecimento  
      
   
 
 
Como as médicas da Idade Média foram votadas ao esquecimento
 
Isabella Gagliardi conta a história as mulheres que praticaram medicina na Idade Média e como foram sendo afastadas pelas proibições da Igreja, pela formalização dos estudos, na qual a Universidade de Paris desempenhou papel central, e pelas sociedades e guildas controladas por homens. Um artigo lido por Carlos Carujo.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  O anti-imperialismo
consistente e a guerra na Ucrânia  
      
   
 
 
O anti-imperialismo consistente e a guerra na Ucrânia
 
Tal como o verdadeiro anti-imperialismo durante a I Guerra Mundial era o que rejeitava ambos os lados imperialistas, o único anti-imperialismo consistente atualmente consiste em rejeitar ambos os lados da Nova Guerra Fria. Mas isto não supõe uma atitude neutra perante a invasão russa da Ucrânia. Por Gilbert Achcar.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  O tempo da
insurreição  
      

   
 
 
O tempo da insurreição
 
Com o golpe do artigo 49.3, eis-nos chegados ao momento da verdade da batalha de classe que começou há quase dois meses. O momento que revela o seu significado profundo e decide o seu resultado. Editorial da revista Contretemps.
 
VER MAIS
 

Nenhum comentário: