sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

IGREJA - Toque de sinos em protesto contra o capital financeiro.

Todos os dias, às 17h30, hora do fechamento das bolsas, ele faz tocar os sinos da sua igreja "contra o imenso poder das finanças internacionais". O protagonista é o Pe. Giovanni Kirschner, pároco de Povegliano, pequena cidade nos arredores de Treviso, decidido a dar batalha ao som de carrilhões "para redespertar as consciências nestes tempos de crise global".

A reportagem é de Giacomo Galeazzi, publicada em seu blog, Oltretevere, 11-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Um concerto de protesto diário, relata o jornal Il Gazzettino, que começou no fim do ano, apesar da perplexidade dos paroquianos. "Um modo de manifestar – diz o padre – contra a raposa solta no galinheiro, para tentar mover as pessoas e fazer com que se unam ao pedido por regras para controlar um mercado onde poucos ricos decidem o destino de bilhões de pessoas".

O Pe. Giovanni não é novato em iniciativa originais. Para sensibilizar as almas com relação aos problemas dos mais necessitados, cobriu o piso da casa paroquial com fotos de crianças desnutridas e preparou uma pequena praça perto da igreja para acolher imigrantes não pertencentes à comunidade europeia e membros da comunidade Rom.

Não satisfeito, há três anos, quis hastear no teto da casa paroquial a bandeira da Romênia em solidariedade com o seu povo.
Fonte: IHU

Nenhum comentário: