domingo, 22 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO - Uma questão de palavra.

Enviado por luisnassif

Do Viomundo

Deputados denunciam manobra de má-fé do governador Alckmin
por Conceição Lemes

Tropa de choque de quase 2 mil homens, caveirão, armamento pesado. Com todo esse aparato, começou neste domingo, às 6h, a desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos. Moradores, lideranças e parlamentares foram totalmente pegos de surpresa.

"O senador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) estavam dialogando com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito Eduardo Cury (PSDB) e proprietário da área, para achar uma solução negociada", afirma o deputado estadual Marco Aurélio Souza (PT). "O próprio dono da área havia concordado em aguardar mais 15 dias. Isso tudo foi minuciosamente relatado por Suplicy numa assembleia realizada ontem, sábado, no Pinheirinho. De modo que todo mundo estava tranqüilo."

br />
Para Marco Aurélio, Alckmin manobrou os parlamentares para desmobilizar os moradores e, aí, fazer a reintegração de posse sem resistência. "Covardia com os moradores, para pegá-los desprevenidos", acusa. "Quebra de palavra com os parlamentares importantes de São Paulo. "

O professor Paulo Búfalo, da executiva de Psol em São Paulo, está convencido também de que foi uma manobra de má-fé do governador Alckmin. De um lado, negociava, com os parlamentares. De outro, determinava a desapropriação da área, uma ação em conluio com a Justiça de São Paulo: "Todos os relatos que estamos ouvindo aqui, infelizmente, apontam para isso".

Sobre mortos e feridos os números são desencontrados. Divulgou-me mais cedo sete óbitos. Mas isso não confirmado.

"Mesmo as lideranças estão com dificuldade de obter informação", diz Búfalo. "A tropa de choque fechou todas as entradas e saídas do acampamento. Ninguém sabe direito o que está acontecendo lá dentro."

O fato é quem quem chega ao Pinheirinho está sendo recebido com bombas, que estão sobrando até para a imprensa e parlamentares. "Eu guardei de 'lembrança' os resíduos da que a PM atirou contra mim", observa o deputado Marco Aurélio. "Se a amanhã o governador disser que a reintegração de posse do Pinheirinho foi feita de forma pacífica, eu tenho como provar que é mentira."

Nenhum comentário: