sábado, 14 de janeiro de 2012

POLÍTICA - Eleições em S.P.

Lula pede para que PT avalie aliança com Kassab

Marina Dias

Na tarde desta sexta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Instituto Lula, o presidente do PT municipal em São Paulo, vereador Antonio Donato, para conversar sobre o flerte com o prefeito Gilberto Kassab e a participação do ex-presidente na campanha do ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo. "Lula nos contou que foi procurado por Kassab e que ele fez a proposta de um vice do PSD para Haddad. Mas também deixou claro que essa não é a única opção do prefeito e pediu para que o PT avaliasse o cenário", relata o vereador.

Na última semana, Kassab visitou Lula no Hospital Sirio-Libanês e propôs que um nome de seu partido compusesse a chapa do petista Hadadd. Inicialmente, dirigentes do PT-SP rechaçaram a possibilidade, visto que fazem oposição ferrenha à administração Kassab.

O fundador do PSD prioriza uma aliança com o PSDB. No entanto, caso o ex-governador José Serra não saia candidato - como ele mesmo tem dito que não sairá - e o governador Geraldo Alckmin não aceite Guilherme Afif Domingos (PSD) como candidato à sucessão de Kassab, não haverá acordo entre o PSD e os tucanos.

Agora, porém, o pedido de Lula é claro: que o PT paulista considere a possibilidade de ter o PSD ao seu lado na campanha deste ano. "Kassab mostrou fragilidade ao querer se juntar a nós. Cabe ao PT avaliar a situação", explica Donato.

Integrantes do conselho político da campanha de Haddad também participaram da reunião com Lula e trataram da estratégia para os próximos meses.

Nenhum comentário: