sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MÍDIA - TV chinesa planeja abrir escritórios na África.

Televisão Central da China planeja escritórios na África.

Enviado por luisnassif

Por Assis Ribeiro

Do Zwela Angola

TV chinesa tenciona abrir delegações em Angola e mais 13 países africanos

Angola é um dos países africanos onde a Televisão Central da China (CCTV) tenciona abrir este ano delegações, disse hoje à agência Lusa fonte da estação estatal chinesa.


A CCTV inaugurou a semana passada um centro de produção em Nairobi, Quénia, e até ao final de 2012 quer estabelecer mais 14 delegações no continente africano, anunciou hoje um jornal oficial, sem identificar os referidos países.


O novo CCTV África News Production Center, instalado na capital queniana, "é apenas o início de uma grande expansão da estação fora da China" e no dia 01 de fevereiro vai ser inaugurado em Washington um centro idêntico, indicou o diário Global Times.


Em ambos os casos, a direção é assegurada por um quadro chinês, mas a maioria do pessoal, incluindo produtores e repórteres, foi contratada localmente.


A expansão da CCTV visa aumentar a influência internacional da China, tentando elevar o desenvolvimento da cultural do país ao nível já alcançado pela economia.


"Claro que as notícias terão de ser aprovadas pelos editores em Pequim, mas estamos a fazer o nosso melhor para apresentar os factos", disse o Global Times citando "um produtor da estação que recusou identificar-se".


A CCTV lançou em 2009 um canal internacional de notícias em inglês, chamado "CCTV News".


Desde então, a CCTV News contratou 45 correspondentes estrangeiros em mais de 30 países, além de 15 jornalistas de língua materna inglesa que, de hora a hora, apresentam os noticiários.


Fonte: OJE/Lusa

Nenhum comentário: