domingo, 8 de janeiro de 2012

MÍDIA - A lista de Furnas e a privataria tucana no setor elétrico.

O jornalista Amaury Ribeiro Jr - autor da Privataria Tucana - afirmou, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que vai redigir um novo livro sobre a Lista de Furnas e a privataria do setor elétrico.

A dupla PSDB/DEM mais a Revista Veja resolveram ressucitar a Lista de Furnas. Precisamos ajudá-los nesta tarefa! Vamos levar o assunto para a CPI da Privataria Tucana.

Quando a gente olha a lista dos fornecedores de dinheiro da "Lista de Furnas"- na última página - vê-se a "contribuição" de uma série de empresas elétricas, já privatizadas na época. E mais, há também os compradores e concessionários das empresas elétricas , que formaram os consórcios compradores. Só para exemplificar, no caso da Escelsa do Espírito Santo, hoje controlada pelo Grupo EDP Portugal, vemos a presença da Escelsa e da EDP - Portugal no caixa dois tucano.

Sugiro manifestação de capixabas, paulistas, gauchos, catarinenses, baianos e assim por diante, por abaixo assinado, manifesto, declarações nas Assembléias Legislativas e manifestações de movimentos populares e sindicais, dirigidos ao deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB/SP) e ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), mas principalmente divulgados em seus órgãos de comunicação como Blogs, sites, jornais e "e-mails". É preciso pressionar o presidente da Câmara Marco Maia, do Rio Grande do Sul, através da enorme presença de empresas que ganharam concessões no sistema elétrico do Rio Grande do Sul, na Lista de Furnas.


No Rio Grande do Sul , a título de exemplo, a União firmou o Contrato de Concessão nº 009/1997, com as empresas que constituíram o Consórcio Machadinho. O contrato permitiu que esse consórcio explorasse o potencial de energia hidráulica no Rio Pelotas, no trecho entre os municípios de Maximiliano de Almeida-RS e Piratuba-SC, instalação essa denominada Usina Hidroéletrica Machadinho. Sob a liderança das Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. - ELETROSUL, com sede na cidade Florianópolis-SC, o Consórcio Machadinho é constituído pelas empresas ALCOA ALUMÍNIO S.A., com sede no município de Poços de Caldas - MG; CAMARGO CORRÊA INDUSTRIAL S.A., com sede na cidade de São Paulo -SP; COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO - CBA, com sede na cidade de São Paulo-SP; S.A. INDÚSTRIAS VOTORANTIM, com sede na cidade de São Paulo-SP; COMPANHIA DE CIMENTO PORTLAND RIO BRANCO, com sede no município de Curitiba-PR; VALESUL ALUMÍNIO S.A., com sede no município de Rio de Janeiro-RJ; INEPAR S.A. INDUSTRIA E CONSTRUÇÕES, com sede no município de Curitiba-PR; COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA - COPEL, com sede na cidade de Curitiba-PR; CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S.A - CELESC, com sede na cidade de Florianópolis-SC e COMPANHIA ESTADUAL DE ENERGIA ELÉTRICA - CEEE, com sede na cidade de Porto Alegre-RS. Vê-se que várias delas estão presentes na Lista de Furnas.


Todos os Estados estão presentes, com a privatização de seus sistemas elétricos, de alguma forma, neste cipoal, como ocorreu com as Elétricas do Rio, de São Paulo, etc. Com o nosso esforço de mobilização, a lambaça descrita na "Lista de Furnas" será apurada pela CPI da PRIVATARIA!


Confira a lista de empresas em

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/

Nenhum comentário: