quarta-feira, 11 de julho de 2012

ANOS DE CHUMBO - Na Argentina até recém-nascidos desapareceram.

Do Blog do Mello.

Justiça reconhece que aniquilamento da oposição à ditadura na Argentina incluiu o desaparecimento de recém-nascidos



Pela primeira vez um tribunal federal argentino declarou que o plano sistemático de aniquilamento da oposição à ditadura – armada ou não – incluiu o desaparecimento não apenas de militantes, mas de bebês recém-nascidos. Até agora, o roubo de crianças era tratado como atos isolados cometidos por um punhado de verdugos especialmente tresloucados. Está comprovado que pelo menos 500 crianças passaram por esse procedimento. Delas, 105 foram recuperadas e tiveram suas identidades resgatadas.

(...) Foi um processo longo, que se arrastou por um ano e meio e no qual foram ouvidos 200 depoimentos. No final, foi aberta jurisprudência para o crime de roubo de bebês, que certamente mudará o rumo dos outros casos em andamento e dos processos que virão. Pela primeira vez um tribunal federal argentino declarou que o plano sistemático de aniquilamento da oposição à ditadura – armada ou não – incluiu o desaparecimento não apenas de militantes, mas de bebês recém-nascidos. Até agora, o roubo de crianças era tratado como atos isolados cometidos por um punhado de verdugos especialmente tresloucados.

(...) A sentença deixou claro que as grávidas eram preservadas. Levadas para cativeiros clandestinos, tiveram assistência médica, foram acompanhadas no parto e puderam ficar duas semanas com seus bebês. Depois, foram assassinadas, e as crianças, entregues a militares, a policiais ou a outros agentes da repressão. Muitos desses bebês acabaram criados pelos algozes de seus pais verdadeiros.

Clique aqui e leia a íntegra do artigo de Eric Nepomucemo, na Carta Maior. Muito bem escrito - ou não seria ele o tradutor de, entre outros, Gabriel Garcia Márquez - , o artigo de Nepomuceno é um libelo contra as ditaduras - mesmo aquelas que alguns chamam de ditabranda.

Nenhum comentário: