sábado, 7 de julho de 2012

EUA - General Eisenhower anteviu como o "complexo industrial-militar" influenciaria a politica belicista americana.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/8y06NSBBRtY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Eis acima o discuso de Eisenhower sobre o complexo industrial militar.
Não entendi o que o autor do post quis dizer a respeito de meu comentario a outro post.
Em nada me contradiz. só ilustra o que eu disse, resumidamente que HOJE em dia o gasto do Departmaento de Defesa é muito menor do que nos tempos da Guerra Fria, coloquei até o link com o budget do Pentagono para 2013 para conferir.
Há aqui no blog um grave problema de INTELECÇÃO, as pessoas não entendem o sentido das palavras, escrevo em português mas parece que muita gente aqui não gosta do idioma.
Leiem um comentario e o interpretam pelo avesso, depois juntam uma salada de informações como se elas fossem o contraponto do raciocinio desenvolvido. O auotr do post ai acima limitou-se a transcrever trechos de um livro que ilustra os primordios da RAND Corporation, boa informação para os leitores do blog, dão um pano de fundo do discurso de Ike e mas e o que ele quis dizer com esse post? Esou aguardando a formulação do conceito do autor do post, esperemos a conclusão do post.
RAND CORPORATIOn, conheço in loco, uma das tres sedes é em Arlington, na Virginia, cidade que frequento há 50 anos. Tem estudos primorosos sobre tudo, desde a decada de 70 se dedica mais a area de saude e serviços sociais. O Bill Perry me mandava esses estudos, que são publicos, cheguei a ter uns seis ou sete caixotes desse material que acabei me desfazendo, não tinha mais onde guardar.
A Rand não foi criada por ""pessoas ligadas a area de defesa", a RAND ( Research AND Devolpment) foi criada pela Força Aerea dos EUA, com verba publica e sua gestão foi contratada com a Douglas Aircraft Company, desde seu inicio em 1946. Os aviões espiões (Project Corona) foram uma das incontaveis criações da RAND), que tem cerca de 1.500 cientistas e pesquisadores em tempo integral, entre eles teve John Nash, o genio-problema sobre o qual foi feito um filme, Kennet Arrow, Daniel Ellsberg e muitas outros famosos cientistas.
FUNDAÇÃO FORD - Criada por Henry Ford (Henry Ford Jr. nunca existiu, o filho herdeiro de Henry Ford era Edsel Ford e seu sucessor era Henry Ford III, filho de Edsel e não Junior), a Fundação dos Ford só tem o nome, é inteiramente independente, vendeu as ações da Ford Motor Company em 1956, é considerada ultra liberal, de esquerda, já foi investigada pelo Congresso americano pelo excesso de esquerdismo. A Ford Foundation financiava a esquerda brasileira nos tempos do regime militar e aqui alguns bocós achavam que a FF era ligada a CIA, é como dizer que o Instituto Millenium financia o MST. Quando as pessoas só tem informação de bar fazem essas saladas ideologicas, temperando feijoada com mel. O fato é que a FF deu o dinheiro para fundar o CEBRAP de FHC e Chico de Oliveira ainda na decada de 70, quando ambos estavam na lista negra do regime e bancaram muito mais gente perseguida nos regimes militares do Brasil, Chile e Argentina.
Quando se trata deste tipo de assunto não há uma VERDADE UNICA E DEFINITIVA. Existem muitas visões, angulações e interpretações. Os grandes acontecimentos historicos nunca tem uma só percepção como se fosse a versão final. Até hoje a Segunda Guerra tem recebido novas analises, há uma enxurrada de novos e excelentes livros sobre a 2ª Guerra, sobre a Guerra Fria, sobre a Revolução Chinesa, com base em documentos só agora descobertos, em observações feitas com novo embasamento, então é ridiculo surgirem comentarios como se fossem desmentidos a uma outra visão sobre o mesmo fato. Todos as analises precisam ser somadas e funcionarem como elementos de um conjunto de fatos historicos sobre os quais novas conclusões são sempre possiveis.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/8y06NSBBRtY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Fonte: Luis Nassif on line

Nenhum comentário: